VII Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas | Cidades-Mundo de Memória Judaica

VII Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas | Cidades-Mundo de Memória Judaica

Aberto a investigadores de todas as gerações, o VII Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas, oferece um conjunto significativo de conferências, asseguradas por reputados especialistas portugueses e internacionais, abrindo-se e apelando à apresentação de comunicações e atividades científicas e/ou projetos culturais livres, no âmbito das problemáticas sefarditas, mediante submissão, sujeita a aprovação pela comissão científica do evento, das respetivas propostas.

Coimbra é uma cidade milenar, com um passado rico em encontros de povos, heranças e diálogos culturais, detentora de um património histórico e urbanístico relevante para a memória-mundo sefardita, com um dos mais bem conservados mikve’ot judaicos medievais europeus. Razões que justificam que Coimbra receba, nos próximos dias 4, 5 e 6 de junho de 2025, o VII Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas – Cidades-Mundo de Memória Judaica.

 

 

Afirmando uma parceria entre unidades de investigação científica universitárias, municípios e outras entidades particulares culturais, o VII Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas – Cidades-Mundo de Memória Judaica dá continuidade aos Colóquios Internacionais anteriormente celebrados em Coimbra (2017), Aveiro (2019), Leiria (2021), Tomar (2022), Castelo de Vide (2023) e Guarda (2024), abrindo-se à partilha do conhecimento e debate sobre vivências e legados culturais das populações e sociedade sefarditas nos espaços ibéricos, atlânticos e mediterrânicos, assim como nos demais continentes tocados pela diáspora judaica.

 

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura, da Universidade de Coimbra, Centro de Línguas, Literaturas e Culturas, da Universidade de Aveiro, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, Instituto de História Contemporânea, da Universidade Nova de Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas, da Universidade de Lisboa, Rede de Judiarias de Portugal e Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.

 

Trata-se de um aberto a investigadores de todas as gerações, em formato presencial, mas com transmissão à distância, que oferece um conjunto significativo de conferências, asseguradas por reputados especialistas nacionais e internacionais. O evento pressupõe, ainda, a apresentação de comunicações e atividades científicas e/ou projetos culturais livres, no âmbito das problemáticas sefarditas. Essas propostas devem ser submetidas e estão sujeitas a aprovação da comissão científica do evento.

 

Todos os que desejem propor uma comunicação, cuja apresentação será presencial e com um tempo de exposição de até 15 minutos, deverão submeter, até ao dia 30 de abril de 2025, o respetivo título, com um breve resumo (300 palavras) do teor da comunicação, e alguns elementos essenciais de identificação curricular científica ou académica, na página web do VII Colóquio Internacional Diálogos Luso-Sefarditas, recorrendo ao seguinte link.

 

 

ProgramaComissão Científica

 

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×