Baixa e Comércio Local

Coimbra autêntica, Coimbra única.

A essência de sempre em espaços emblemáticos que dão uma alma ímpar à cidade.

O comércio sempre desempenhou um papel estruturante na organização interna da cidade de Coimbra, e em particular na Baixa, tendo contribuído para o desenvolvimento desta zona da cidade desde a sua génese.

As ruas, as ruelas, os becos estreitos, os prédios de diferentes formas e feitios, fazem da Baixa um ligar único que se distingue pela personalidade urbana enquanto centro de comércio, de serviços e de convívio da cidade.

Considerada em tempos como o centro de comércio de excelência da cidade, a Baixa tem vindo a perder algum dinamismo devido ao aparecimento de superfícies comerciais de maior dimensão, o que veio alterar, de forma significativa, a estabilidade que detinha enquanto local privilegiado de comércio. O Município está apostado em trazer de volta a vitalidade de outros tempos, com a exigência dos tempos atuais. A Baixa é hoje um espaço heterogéneo e diversificado, fruto da influência do comércio na sua estrutura urbana e das constantes alterações dos padrões de consumo da população residente e dos seus consumidores, sem nunca esquecer o peso da sua história e a relação simbiótica com a Zona Alta e com os serviços/estabelecimentos que nela se inserem.

Conta com mais de 800 estabelecimentos, a maioria com componente comercial e cerca de uma centena dedicada a serviços, o que atesta a importância desta zona nas dinâmicas da cidade. Tem mais de 100 espaços comerciais disponíveis que se querem ocupados, a breve trecho, com lojas-âncora e com capacidade de atração de novos públicos.

Comércio com História

Nesta malha de Coimbra, há verdadeiras relíquias que estão preservadas e que contribuem para o espírito inigualável da Baixa. São estabelecimentos e entidades classificados como de interesse histórico e cultural ou social. Conheça aqui o Comércio com História da cidade.

Observatório Europeu dos Centros das Cidades

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra, juntamente com o município de Ptuj, na Eslovénia, lidera a área temática de “Cultura e Animação”, do «Observatoire Européen du Centre Ville» (Observatório Europeu dos Centros das Cidades). O mandato tem duração de dois anos e implica a dinamização daquela área temática, através da organização de reuniões e da contribuição para uma síntese anual das discussões, sendo este trabalho conjunto muito importante para identificar soluções e estratégias para Coimbra.

O Observatório Europeu dos Centros das Cidades, criado pela Associação «Centre Ville en Mouvement», que é liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Sceaux e Copresidente do Conselho dos Municípios da Europa e Regiões, tem como objetivo partilhar boas práticas/políticas de estratégias inovadoras implementadas nos centros urbanos europeus e está dividido em seis áreas temáticas: “Gestão do centro histórico e suas ferramentas”; “Habitação e vida urbana”; “Diversidade comercial, artesanato e mercados”; “Logística e entrega de última milha”; “Desenvolvimento sustentável e mobilidade” e “Cultura e animação”.

A apresentação pública do Observatório decorreu no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no dia 8 de fevereiro de 2024, tendo a CM de Coimbra apresentado as políticas/estratégias que têm vindo a ser desenvolvidas na baixa da cidade, nomeadamente a candidatura @Bairros Comerciais Digitais, e o impacto que as políticas culturais e de animação têm tido na atração de cidadãos e turistas àquela zona histórica da cidade. A apresentação causou grande interesse e tornou clara a forte expectativa criada sobre o impacto que terá a partilha de experiências na referida área temática, uma vez que as cidades europeias enfrentam desafios semelhantes.

Em novembro de 2025 está prevista a realização de uma reunião plenária, em Paris, na qual serão partilhados os resultados e as boas práticas.

2024

Coimbra trabalha estratégia de dinamização dos centros históricos com cidades europeias

CM Coimbra lidera área temática do Observatório Europeu dos Centros das Cidades

2022