Da sua confeção que integra as batatas, os alhos e as cebolas, os ovos e os ramos de salsa, não falta o bom azeite. Nele se frita o bacalhau e as batatas, por certo uma expressão bem viva da tradição Coimbrã. Na verdade, no universo da boémia estudantil e literária, floresceram tertúlias e petiscos onde se destacaram as “frituras”.
Vários literatos as referem, como foi o caso de Eça de Queiroz que haveria de eternizar esses peixes “artisticamente” fritos em Coimbra, pratos identitários desta cidade.
Para já, saboreemos o “Bacalhau à moda de Coimbra”.
INGREDIENTES
4 postas de bacalhau demolhado (não muito grandes)
0,5 kg batatas
1 dl de azeite
2 dentes de alho
2 cebolas
5 ovos
Salsa
Sal, pimenta e farinha de trigo q.b.
Azeite e óleo para fritar
MODO DE PREPARAÇÃO
Numa tijela, misture a farinha com o ovo e mexa. Depois junte a água aos pouquinhos até formar polme ralo. Tempere com sal e pimenta.
Escalde o bacalhau em água a ferver, escorra-o e aproveite um pouco da água. Retire-lhes as principais espinhas e peles. Aqueça azeite numa frigideira . Passe as postas uma a uma pelo polme, frite-as de ambos os lados e escorra-as.
Descasque as batatas, corte-as em rodelas finas e frite-as ligeiramente. Pode fritá-las no mesmo azeite em que fritou o bacalhau. Num tacho de barro deite metade da cebola refogada e, por cima, coloque o bacalhau, as batatas, um pouco de salsa picada grossa e, por fim, a restante cebolada. Sacuda o tacho para misturar um pouco.
Bata os ovos, tempere-os com sal e pimenta e deite-os no tacho. Leve um pouco ao forno para cozer e alourar.
Notícia: “Bacalhau à Coimbra” vai ser destaque nos restaurantes da cidade