#CoimbraCityLab | Laboratório Vivo de Inovação Tecnológica e Experimentação

#CoimbraCityLab

O #CoimbraCityLab é uma iniciativa da Câmara Municipal, coordenada pelo Centro de Inteligência de Coimbra, do Departamento de Tecnologias de Informação e Inovação Digital, para apoio ao desenvolvimento e experimentação de ideias inovadoras e sustentáveis de base tecnológica, em ambiente real, através da disponibilização do espaço físico urbano e do conhecimento técnico e experiência dos serviços municipais, servindo como facilitador na criação de parcerias que permitam dar suporte e continuidade ao desenvolvimento dos projetos.

A sua missão

Apoiar e colaborar no desenvolvimento e experimentação de projetos/soluções e ideias inovadoras, que permitam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e o desenvolvimento sustentável do Município, utilizando para o efeito as novas Tecnologias de Informação e Comunicação, permitindo, assim, alcançar os seguintes objetivos:

? Promover a sustentabilidade energética e o combate às alterações climáticas;

? Contribuir para o cumprimento das metas e orientações europeias, ao nível da redução da emissão de gases com efeito de estufa, da redução do consumo de energia proveniente de fontes fósseis e da produção de energia a partir de fontes de origem renovável;

? Promover a eficiência dos transportes urbanos;
? Promover a descarbonização e consequente melhoria da qualidade do ar;
? Promover as boas práticas a nível da saúde e do ambiente;
? Promover a sustentabilidade hídrica;
? Dinamizar a economia local e projetos sociais locais;
? Promover uma diversidade de boas práticas que incluam, entre outros valores, a inovação, a sustentabilidade, a inclusão e a conectividade.

A quem se destina?

São participantes elegíveis desta iniciativa, todas as pessoas singulares e pessoas coletivas, de direito público ou de direito privado, no âmbito dos projetos de soluções tecnológicas que se enquadrem nos objetivos e requisitos previstos no seu Regulamento.

Como candidatar o seu projeto?

A candidatura deve ser submetida através dos Serviços Online, mediante registo prévio nesta plataforma, utilizando o formulário eletrónico existente para o efeito, no separador Apoio Institucional, Benefícios Fiscais e Ação Social – Inovação.

Vem fazer parte da Equipa #CoimbraCityLab!

ACOLHEMOS A SUA IDEIA. AJUDE-NOS A CONSTRUIR FUTUROS!

O #CoimbraCityLab é um projeto do Município que visa dar a oportunidade aos tecidos científico e empresarial, bem como a todos os cidadãos que o pretendam, de apresentar, experimentar e implementar os seus projetos, protótipos ou produtos em desenvolvimento, em ambiente real, na cidade e no concelho de Coimbra.

➜ Projeto Citizeen

Projeto Luxifer

Projeto Sustainable Irrigation

Projeto Vision Surveyor

Projeto Urso Verde

Testemunhos | #CoimbraCityLab

Projeto “Vision Surveyor” ➜ “A Bluecover está a desenvolver um produto de visão computacional com base em Inteligência Artificial. Precisando de demonstrar a mais-valia do produto para municípios, encontrámos no #CoimbraCityLab, em articulação com o IPN, uma resposta muito rápida, com o levantamento de necessidades junto dos serviços municipais e a disponibilidade de realizar a experimentação da solução, para validação do produto.”

(Nuno Duro, CEO da Bluecover)

Projeto “Citizeen” ➜ “O trabalho com a equipa #CoimbraCityLab está a ser muito produtivo, tendo sido crucial para testarmos a nossa aplicação Citizeen com diversos utilizadores, na cidade de Coimbra. A equipa #CoimbraCityLab, em colaboração com alguns departamentos do Município, estabeleceu conexões com a Escola Básica e Secundária Quinta das Flores e com outras associações, como a Apojovi e o Caspae. Isso permitiu a divulgação da Citizeen, uma aplicação que visa incentivar o interesse dos cidadãos em frequentar os espaços verdes da cidade. A gestão urbana e ambiental das nossas cidades é fundamental para cumprirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o #CoimbraCityLab está a ser um laboratório importante para a aprendizagem e crescimento das nossas soluções para os municípios e grandes empresas gestoras de ativos.”

(Pedro Resende, Sócio-gerente da OWL)

REGULAMENTO

Regulamento Municipal #COIMBRACITYLAB

ADMISSÃO DE PROJETOS