Rede de Embaixadores

Rede de Embaixadores

A Rede de Embaixadores de Coimbra é uma iniciativa destinada a promover o concelho de Coimbra ao nível nacional e internacional, contando com a representação de personalidades comprometidas e entusiastas da cidade, que tenham visibilidade na sua área em Portugal e no mundo. Esses “embaixadores” serão convidados a representar Coimbra em diferentes contextos, de acordo com o seu perfil e áreas de atuação. O objetivo é aumentar a visibilidade da cidade, destacar os seus pontos fortes, atrativos e diferenciadores, assim como os fatores culturais, económicos e turísticos, fortalecendo a imagem de Coimbra e as suas conexões internacionais.

A Rede de Embaixadores de Coimbra foi apresentada a 9 de outubro de 2024, numa sessão enquadrada no Conselho Estratégico Municipal para o Desenvolvimento de Coimbra e no primeiro dia do Coimbra Invest Summit (Coimbra IS). A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, destina-se a promover o concelho, a um nível nacional e internacional, através de personalidades comprometidas e entusiastas da cidade e com visibilidade na sua área, em Portugal e no mundo. O objetivo da Rede de Embaixadores, que começa com 25 membros e será progressivamente alargada, com novos convites, passa por aumentar a visibilidade da cidade, destacar os seus pontos fortes, atrativos e diferenciadores, bem como fatores culturais, económicos e turísticos. Através da área de atuação de cada uma destas personalidades, cada uma delas compromete-se a contribuir para fortalecer a imagem de Coimbra e as suas ligações nacionais e internacionais.

 

Os embaixadores receberam um Kit Embaixador, composto por alguns objetos simbólicos, como uma peça de louça de Coimbra, uma peça de tapeçaria de Almalaguês, uma cerveja Topázio (Praxis), um livro quadrilingue sobre a Universidade de Coimbra e um conjunto de informação sobre o concelho em formato digital, o Kit Embaixador pretende oferecer “Coimbra numa caixa” e, assim, contribuir para a missão de divulgação da cidade.

 

 

Perfil do “Embaixador” de Coimbra

Conhecimento e ligação afetiva à cidade: conhecer Coimbra e aspetos essenciais da história da cidade, de forma a valorizar a cultura, património e potencialidades do nosso território.

Comunicação: capacidade, vontade e interesse de comunicar as valências de Coimbra – de forma clara, persuasiva e positiva – em diferentes contextos e em cenários virtuais e presenciais.

Multidisciplinaridade: proveniência multidisciplinar e oriunda de diferentes áreas profissionais, designadamente áreas científicas, culturais, artísticas, educativas, desportivas, turísticas ou ligadas ao empreendedorismo e investimento e todas aquelas que possam refletir a diversidade de talentos e perspetivas da cidade.

Capacidade de networking: estabelecimento e manutenção de contactos nacionais e internacionais permitindo a promoção eficaz de Coimbra em articulação com o Município de Coimbra.

 

Ações

 

“Embaixadores”

 

• Participação em eventos: Sempre que se considere adequado, os “embaixadores” poderão representar Coimbra em eventos, reuniões e outras iniciativas
• Utilização de Redes Sociais: Os “embaixadores” serão incentivados a utilizar plataformas de redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok para partilhar experiências, fotos, vídeos e informações sobre Coimbra, utilizando a hashtag #coimbra
Organização de visitas e atividades: Os “embaixadores” serão incentivados a promover visitas, conferências e outras atividades no âmbito da sua área de atuação
• Participação em fóruns online: Os “embaixadores” poderão ser convidados a participar em fóruns online, de diferentes áreas, onde poderão partilhar informações, experiências e responder a dúvidas sobre Coimbra
• Colaboração com instituições: Os “embaixadores” serão incentivados a promover o estabelecimento de pontes entre instituições dos países em que atuam e congéneres de Coimbra (universidades, empresas, organizações não governamentais e órgãos públicos), tendo em vista o desenvolvimento de projetos e iniciativas que beneficiem a cidade
• Criação de Conteúdo: Os “embaixadores” serão estimulados a criar conteúdo, como artigos de opinião ou de outro cariz, pequenos vídeos, podcasts ou outros que considerem adequados e que destaquem os aspetos positivos de Coimbra e ofereçam informações úteis sobre a cidade.

Através dessas ações, a Rede de Embaixadores de Coimbra visa fortalecer a imagem da cidade, atrair visitantes e investimentos, promover o orgulho cívico entre os residentes e contribuir para o desenvolvimento económico e cultural de Coimbra

 

Município e Parceiros:

 

• Material promocional: fornecimento de brochuras (pelo menos em PT e EN), vídeos e imagens de alta qualidade, que os “embaixadores” possam utilizar nas suas atividades.

• Suporte: oferecer suporte técnico e logístico para a organização de eventos e iniciativas que tenham uma ligação a Coimbra, mesmo que decorram noutro país
• Facilitar parcerias: promover a criação de parcerias estratégicas entre os “embaixadores” e instituições internacionais relevantes, como agências de turismo, empresas, incubadores de empresas e investigação, parques tecnológicos, universidades e organizações não governamentais
• Jantar-conferência: organização de encontro anual de “embaixadores” com a presença de diferentes entidades de várias áreas de destaque da cidade (cultura, negócios, turismo, entre outros)

• Reconhecimento: Reconhecer todos os “embaixadores” e premiar os que se destacarem na promoção de Coimbra, seja através de certificados de reconhecimento, galardões ou outras formas de valorização da sua dedicação à missão
• Participação em delegações oficiais: Incluir representantes da Rede de Embaixadores de Coimbra em delegações oficiais do Município em eventos nacionais e internacionais, conferências e feiras, para fortalecer o papel dos “embaixadores” como representantes legítimos da cidade e enriquecer as delegações municipais
• Integração: Integrar a Rede de Embaixadores de Coimbra com outras iniciativas municipais relacionadas com a promoção da cidade, garantindo sinergias e maximizando o impacto das ações de divulgação e de internacionalização

 

 

Embaixadores

 

Álvaro Santos Pereira
Ana Pérez-Quiroga
António Donato
António Ferreira
Catarina Costa
Débora Monteiro
Diana Pereira
Filipe Albuquerque
Gonçalo Castelo-Branco
Gonçalo Quadros
Jaqueline Canuto
João Farinha
João Nuno Calvão da Silva
José Alexandre Cunha
José Manuel Diogo
Lídia Pereira
Luís de Matos
Luís Galveias
Luís Gonçalves Simões
Miguel Alves
Paulo Barradas Rebelo
Ricardo Castanheira
Ricardo Martinho
Teresa Almeida Santos
Teresa Mendes

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×