Trabalho desenvolvido

Encontros com Agentes Culturais| a partir de 17 de julho| Convento de São Francisco, Coimbra

A 5 de junho de 2018, a Câmara Municipal apresentou publicamente o grupo de trabalho responsável pela candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027. Desde essa data, e dado que o projeto tem como marca a inclusão e o envolvimento de todos, no sentido de que é uma plataforma de discussão alargada a toda a comunidade, o Grupo de Trabalho Coimbra 2027 (GTCCCEC 2027) desenvolveu, desde a primeira hora, um conjunto de encontros de trabalho com as entidades e agentes culturais do concelho de Coimbra.

Nestes encontros, fomos à procura de ideias que poderão fazer a diferença e contribuir para um projeto maior.

 

Com quem já reunimos?

 

Academia de Cultura e Desporto Wolfdance – Associação ACDW

Advocal – Associação Artística do Distrito Judicial de Coimbra

A Escola da Noite

Amazing Arts – Companhia de Artes de Coimbra

Associação Académica de Coimbra

Associação Alma de Coimbra

Associação Artística e Cultural Salatina

Associação Cultural e Artística de Coimbra

Associação Cultural e Recreativa de Coimbra

Associação Cultural Mondeguinas

Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego

Associação Desportiva e Recreativa dos lugares de Casal da Misarela, Misarela, Vale de Canas, Ribeira e Barca

Associação dos Antigos Orfeonistas do Orfeon Académico de Coimbra

Associação Videolab

Ateneu de Coimbra

Bonifrates, Cooperativa de Produções Teatrais e Realizações Culturais

Casa do Pessoal da Câmara Municipal, dos Serviços Municipalizados e das Empresas Municipais de Coimbra

Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral

Centro de Instrução e Recreio de Torre de Bera

Choral Poliphonico de Coimbra

Chorus Ingenium – Associação Cultural dos Engenheiros da Região Centro

Confraria dos Sabores de Coimbra

Coro D. Pedro de Cristo – Associação Cultural

Coro de Professores de Coimbra

Coro Misto da Universidade de Coimbra

Coro Vox Aetherea

Círculo de Artes Plásticas de Coimbra

Encontros de Fotografia

FAN-Farra Académica de Coimbra – Tuna Universitária

GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra

Grupo Folclórico de Coimbra

Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês”

Grupo Folclórico e Etnográfico de Arzila

Grupo Regional de Danças e Cantares do Mondego

Grupo Vocal Ad Libitum

Imperial Tuna Académica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra

Jazz ao Centro Clube

Lions Club de Coimbra

Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro

Marionet – Associação Cultural

Orquestra Clássica do Centro

O Teatrão

Teatro Amador de Ribeira de Frades

TEUC – Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra

Tu Na D’ESTES – Associação

Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra

Tuna Feminina de Medicina da UC

Tuna Mista da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Desconcertuna

 

 

Seminário “Shaping a European Capital of Culture”| Outubro de 2018, Wroclaw (Polónia)

A nossa candidatura Coimbra 2027 esteve representada no Seminário “Shaping a European Capital of Culture”, que decorreu, de 8 a 10 de outubro de 2018, na Capital Europeia da Cultura de 2016 – Wroclaw, na Polónia. Quem marcou presença na ocasião foi o Professor Luís Filipe Menezes, em representação do Grupo de Trabalho Coimbra 2027.

O Seminário, que reuniu várias cidades europeias que se encontram no processo de preparação das respetivas candidaturas ao título de Capital Europeia da Cultura nos próximos anos, teve como objetivo contribuir para o complexo processo de preparação da candidatura, partilhando experiências, destacando pontos positivos e negativos e debatendo questões organizacionais, estratégias culturais e as exigências do próprio processo de candidatura.

 

 

Sessão Pública| Outubro de 2018| Café de Santa Cruz, Coimbra

Aproximadamente meia centena de pessoas, não só agentes culturais, mas também cidadãos interessados e unidos pelo espírito do projeto marcaram presença na sessão pública que teve lugar em outubro, quatro meses após a apresentação da nossa Candidatura.

Na ocasião, o GTCCEC2027 deu a conhecer o trabalho desenvolvido até então, dando nota dos encontros e das conclusões com agentes culturais, decorridos entre junho e outubro

Na ocasião, numa sessão muito participada, marcou ainda presença a Vereadora da Cultura e Turismo, Carina Gomes.

 

 

Reunião Conselho Consultivo| Novembro de 2018| Convento São Francisco, Coimbra

A primeira reunião do Conselho Consultivo teve lugar a 11 de novembro de 2028, no Convento São Francisco. O encontro, que reuniu um número significativo de personalidades de Coimbra, bem como de Aveiro, Porto, Lisboa e, até, de Espanha, contou com um conjunto de relevantes intervenções, num debate de ideias e de estratégias que vieram alimentar e enriquecer as convicções e a construção da nossa candidatura.

Foi um debate salutar de ideias e de perceções sobre as capitais europeias da cultura, e sobre o perfil, temperamento e génio da nossa cidade, do qual saíram novas perspetivas, ora similares e consonantes, ora divergentes e mesmo opostas, e nas mais variadas áreas, da arquitetura à comunicação, da música ao cinema, da geografia à sociologia, perspetivas que o Grupo de Trabalho integrará nas suas discussões futuras com vista à realização da proposta final.

 

 

Sessão Pública| Janeiro de 2019| Laboratório Chimico, Coimbra

O Laboratório Chimico da Universidade de Coimbra foi o local escolhido para a realização da segunda sessão pública, encontro em que GTCCEC2027 voltou a apresentar o trabalho desenvolvido até à data, dando ainda nota dos planos futuros.

Foi dado a conhecer o apoio do Lions Clube de Portugal à nossa Candidatura, bem como a concretização de um conjunto de relevantes encontros e reuniões, com destaque para a primeira reunião do Conselho Consultivo e para o primeiro Encontro do Conselho de Cultura Regional. Foram ainda abordados temas como o Estudo Sobre a Cultura em Coimbra, o Fórum Internacional de Discussão – For 1C e a Noite das Ideias.

 

 

Encontro com a Ministra da Cultura, Graça Fonseca| Janeiro de 2019| Ministério da Cultura, Lisboa

Uma comitiva de Coimbra, da qual fizeram parte a Vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes, e elementos do Grupo de Trabalho Coimbra 2027 – Luís de Matos, Cristina Robalo Cordeiro, Luís Filipe Meneses, António Pedro Pita e Nuno Freitas – foi recebida pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, num encontro que teve lugar no Ministério da Cultura, em Lisboa, no dia 7 de janeiro de 2019.

Na ocasião, a Ministra ficou a conhecer o projeto Coimbra 2027, tal como o Conselho Consultivo, demonstrando interesse em acompanhar de perto todo o trabalho que está a ser desenvolvido, regozijando-se ainda pelo número de candidaturas na corrida à Capital Europeia da Cultura, o que, na sua ótica, é representativa da intensa vitalidade cultural nacional.

 

 

Noite das Ideias – Uma Ideia para Coimbra| Janeiro 2019| Alliance Française, Coimbra

O que queremos ser? O que queremos vir a ser?  O que deveremos fazer – e o que faremos! – para preparar a cidade e a devolvermos culturalmente mais rica aos cidadãos que nela escolheram habitar? Estas e outras questões foram o mote da discussão em torno da Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura em 2027, em mais uma iniciativa dinamizada pelo GTCCEC2027, decorrida no âmbito da Noite das Ideias, na Alliance Française, em Coimbra.

Foi um debate livre e participado, em que se discutiu o que representa para a cidade esta oportunidade, em termos nacionais e internacionais e que contou com a presença da Vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes.

O debate na Noite das Ideias foi moderado por Cristina Robalo Cordeiro e contou com as intervenções de Ana Alcoforado, diretora do Museu Nacional Machado de Castro; de Carlota Simões, diretora do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e de Raimundo Mendes da Silva, curador da Candidatura a Património Mundial “Universidade de Coimbra Alta e Sofia”.

 

 

Visita à Letónia

Em novembro de 2018 Luis de Matos, Coordenador do Grupo de Trabalho da Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, deslocou-se à Letónia, país que acolherá em 2027 juntamente com Portugal o título de capital Europeia da Cultura, dando início a contactos preliminares que serão desenvolvidos ao longo do processo de construção das respetivas candidaturas.

 

 

Visitas a Capitais Europeias da Cultura| Valeta, Malta| Bolonha, Itália |Marselha, França

O GTCCEC2027 entende que o intercâmbio de experiência com outras capitais europeias da cultura é fundamental no processo da construção da nossa Candidatura.

Neste sentido, e dos contactos já efetuados, damos conta da visita à cidade de Bolonha, em Itália, capital europeia da cultura em 2000, e à cidade de La Valletta, em Malta, atualmente capital europeia da cultura.

Na base destas visitas estiveram três grandes objetivos. Primeiro, conhecer o processo de preparação das candidaturas, nomeadamente no que diz respeito à recolha de informação sobre como foram constituídas as comissões, e definidas e escolhidas as linhas temáticas que estruturaram as candidaturas. Procurou-se ainda saber quais as opções programáticas e como foram construídos consensos em torno das respetivas candidaturas, bem como, como foi criada uma unanimidade institucional e política.

Foi ainda objetivo destas visitas, conhecer a programação dos eventos (a originalidade das propostas, a preocupação (e respeito) pela identidade da cidade, mas também pela sua abertura, abrangência e internacionalização. Questões como o tipo de espetáculos organizados, o aproveitamento dos espaços culturais, a motivação dos públicos, foram ainda observados nestas visitas.

Paralelamente, quis-se ainda observar in situ a forma como as cidades se transformaram para acolher este evento e para responder, no futuro, à dinâmica criada pelas exigências que são consequência do facto de ser (ou ter sido) capital europeia da cultura, nomeadamente em termos de propostas para novos públicos.

Foi, igualmente, objetivo do GTCCEC2027 conhecer os vários impactos de evento – ecológico, social, económico (os apoios, os subsídios, os financiamentos), assim como, o estabelecimento de contactos e encontros com personalidades que estiveram ligadas à preparação da candidatura ou da programação (Roberto Ghandi, Diretor dos Museus de Bolonha, Universidade de Bolonha, em Malta, Maren Tichter e Chakib Zidi, agentes culturais)

Em Malta, houve mesmo oportunidade de visitar o gabinete de gestão da capital europeia da cultura e alguns pontos de apoio espalhados pela cidade, onde o GTCCEC2027 pode recolher informações sobre os pontos fortes e pontos fracos das Candidaturas.

 

 

Município apoia UC na candidatura European Universities como forma de valorização da Coimbra 2027

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, em reunião de 29.01.2019, deliberou apoiar a aliança “European Campus of Cities Universities – EC2U”, formada pelas universidades de Coimbra, Pavia (Itália), Alexandru Ioan Cuza de Iase (Roménia), Salamanca (Espanha), Turku (Finlândia) e Poitiers (França), no âmbito da iniciativa da Comissão Europeia “European Universities Alliances”. A vereadora da Cultura da CM Coimbra, Carina Gomes, destacou a “importância de o Município apoiar a Universidade de Coimbra nesta candidatura, designadamente pela sua valorização com a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027”. A EC2U surge no âmbito da iniciativa “European Universities Alliances”, que integra a Ação Chave 2 do Programa Erasmus +. Trata-se de um projeto que visa reforçar as parcerias estratégicas entre instituições do Ensino Superior e incentivar a criação de “Universidades Europeias”, isto é, redes de universidades da União Europeia (UE) que permitam aos estudantes obter um grau académico através da combinação de estudos realizados em vários países da EU, estimulando, desta forma, a competitividade internacional em espaço europeu.

 

 

Fórum Internacional “For1C – Uma capital europeia da cultura no século XXI”| 16 de março de 2019, Convento São Francisco, Coimbra

O Fórum C, de Coimbra Capital da Cultura, mas também de Conhecimento, Ciência, Comunidade, Caminho, Corrente, Cidadania, é a primeira de um conjunto de iniciativas que levaremos a cabo durante a preparação da Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura.

Assentando nos princípios e na prática da análise SWOT, e com a ajuda de um conjunto de personalidades nacionais e internacionais, procuraremos, pela perscrutação de pontos fracos (S) e de pontos fortes (W), de oportunidades (O) e de ameaças (T), estabelecer um diagnóstico e definir objetivos estratégicos para a nossa ação. A experiência de uns e de outros, o seu saber e espírito crítico, o confronto de pontos de vista e de pareceres, a pertinência dos conselhos e das advertências, ajudar-nos-ão na (re)descoberta da cidade que habitamos e na ousadia das propostas que, a partir dela, elaboraremos.

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×