Encosta da Sofia – Requalificação da Rua Pedro Rocha, Rua e Travessa de Montarroio e Ladeira do Carmo (1ª componente):

 

Designação do projeto | Encosta da Sofia – Requalificação da Rua Pedro Rocha, Rua e Travessa de Montarroio e Ladeira do Carmo (1ª componente)

Código do projeto | CENTRO-09-2316-FEDER-000063

Objetivo principal | Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos

Região de intervenção | Centro – Região de Coimbra

Entidade beneficiária | Município de Coimbra

 

Data de aprovação | 20.11.2017

Data de início | 21.10.2016

Data de conclusão | 31.03.2018

Custo total elegível | 454.990,91 €

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER (85%) –  386.742,27 €

 

Objetivos, actividades e resultados esperados/atingidos | Esta intervenção pretende dar continuidade ao trabalho já desenvolvido em intervenções anteriores nesta zona da cidade, com a melhoria das condições de circulação (viária e pedonal) nomeadamente a acessibilidade e condições de circulação de pessoas de mobilidade reduzida, mas também dotar o subsolo de infraestruturas que reduzam o impacto visual nas fachadas dos edifícios. Assim, através da avaliação das qualidades e dos problemas foi possível estabelecer as oportunidades de melhoria, definindo como objetivos a alcançar, os seguintes:

– Permitir a valorização e promoção da circulação pedonal, melhorando as condições de circulação pedonal e acessibilidade ao edificado;
– Redefinir/reorganizar a circulação viária;
– A Ligação Travessa de Montarroio / Ladeira do Carmo e a ligação Ladeira do Carmo / Rua de Aveiro são de uma grande importância dado que contribuem para reduzir a pressão automóvel sobre a Rua da Sofia (local onde se localizou o primeiro polo da Universidade de Coimbra em inícios do século XVI. Por outro lado a circulação pedonal desde o Bairro da Conchada / Montes Claros / Celas até à Baixa será dinamizada, proporcionando a interligação e um melhor entrosamento entre o tecido residencial, cultural e comercial/serviços. Por outro lado, estas ligações irão dotar a Encosta da Sofia da possibilidade de circulação de veículos prioritários, de emergência, cargas e descargas, acedendo assim a todos os locais, bem como melhoria significativa de circulação de pessoas com mobilidade reduzida.
– Retirar do espaço público todos os elementos desnecessários e que possam ser dissimulados;
– A Requalificação deste espaço é um incentivo à revitalização e valorização do edificado, que contribuirá para uma diversidade social, cultural, económica e ambiental.

 

A área de intervenção encontra-se junto a uma zona inscrita na Lista Património Mundial.

 

Com a presente aprovação haverá que cumprir os seguintes indicadores de realização e de resultado:
– Indicador de realização: Espaços abertos criados ou reabilitados em áreas urbanas – 2.882,34m2;
– Indicador de resultado: Aumento do grau de satisfação dos residentes que habitam em áreas com estratégias integradas de desenvolvimento urbano – 2 anos após a conclusão da operação, para aferir o grau de satisfação dos residentes. 

 

A presente candidatura surge na sequência da aprovação do PEDU e respetivo contrato entre o Município de Coimbra e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020), datado de 31.05.2016.

Pesquisa avançada

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×