Uma Candidatura inclusiva, mobilizadora e apaixonada

Porquê Coimbra?

Entendemos que é chegada a hora de Coimbra ser Capital Europeia da Cultura, depois de se ter assumido como Capital Nacional do Teatro, em 1992; Capital Nacional da Cultura, em 2003; e Património da Humanidade, em 2013. O caráter cada vez mais competitivo da corrida ao título estimulará, em todos os atores implicados, a criatividade, o pensamento e a reflexão.

Entendemos também que a região centro do país deverá ser a área geográfica abrangida pelo evento, como igualmente estamos certos de ser Coimbra o seu epicentro natural, histórica e socialmente incontornável.

Ao longo de três décadas muitas foram as Capitais, e mais ainda as cidades candidatas que sucumbiram à confinada e redutora celebração da cultura local, confundindo um evento regional, ou mesmo nacional, com um evento europeu na dimensão que se lhe impõe!

Por isso, a interpretação do título Capital Europeia da Cultura deve ser, no mínimo, literal, não podendo ser confundida com Capital Regional ou mesmo Nacional. Tal como no desporto, onde, em qualquer campeonato Europeu e qualquer que seja a modalidade, os melhores de cada país estarão sempre juntos, também na Cultura, quando se trata de uma Capital Europeia, a celebração só pode ser plural, comemorando-se em conjunto, a partir de uma cultura local anfitriã, a diversidade e riqueza de uma Europa global.

A forma como Coimbra se inscreveu na Europa, historicamente e em domínios diversos, nela deixou marcas fortes de uma identidade europeia. Conferindo a esta relação com o passado o valor que ela merece, é na força da cultura contemporânea, na sua riqueza e vitalidade, que buscaremos novos laços e intercâmbios, através da promoção de parcerias entre criadores, parceiros e agentes culturais em geral.

Qual o mote da Coimbra 2027 – Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027?

Queremos que 2027 seja um ponto de viragem. Uma oportunidade que não podemos perder. A reflexão que se impõe é a de todos. Esta candidatura é, desde a primeira hora, inclusiva, mobilizadora e apaixonada.

Faremos consultas públicas à procura de ideias que poderão fazer a diferença e contribuir para um projeto maior. Daremos regularmente conta dos trabalhos em curso, em encontros semelhantes a este ou por uma via que possa chegar ainda a mais cidadãos. Façam vossa esta candidatura.

Depende de nós deixar Coimbra melhor do que a encontrámos e mais parecida com o que sonhámos que ela poderia ser. A cultura somos todos nós. Os que estamos, os que já partiram e os que hão-de vir.

À vitória só chegaremos com o entusiasmo de todos. A Capital Europeia da Cultura 2027 será o resultado de todos nós. O reflexo de sonhos e inquietudes que a todos já ocorreram. Este é o momento de passar à prática e vencer.

Por Portugal, queremos ser Capital Europeia da Cultura em 2027. A corrida já começou!