Carina Gomes participou no “CO meets Tur” da Escola Superior de Educação de Coimbra

A vereadora da Cultura e do Turismo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Carina Gomes, participou ontem na 4ª edição do “CO meets”, uma iniciativa que promove o cruzamento de conhecimentos e competências entre os diversos cursos da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC). Carina Gomes falou sobre os “Imaginários turísticos da cidade de Coimbra” no auditório da ESEC, para alunos dos cursos superiores de Comunicação Organizacional e de Turismo, e defendeu que uma das formas de se conseguir prolongar a estada média dos turistas na cidade passa pela aposta no turismo científico e de negócios.

“O turismo científico e de negócios é uma das fórmulas que mais pode contribuir para aumentar a estada média em Coimbra”, afirmou a vereadora da CMC, quando questionada sobre as políticas que têm sido desenvolvidas para aumentar a estada média de turistas na cidade. “Temos uma estada média que oscila entre as 1,5 e as 1,6 noites e, com algumas exceções e especificidades, este é problema que preocupa toda a Região Centro. E estamos a trabalhar para mudar isso”, revelou Carina Gomes, considerando que esta aposta é também potenciada pelo Convento São Francisco.

“Tivemos agora a Cimeira Mundial de Saúde e, em simultâneo, o Prémio Estação Imagem. O Prémio Estação Imagem trouxe a Coimbra conceituados fotojornalistas de todo o mundo, que acabaram por ficar alojados em Penela por falta de alojamento em Coimbra. Há falta de camas em Coimbra”, afirmou a vereadora da CMC.

“O Convento São Francisco está a contribuir para dinamizar a cidade e a região”, salientou Carina Gomes, considerando que “a regeneração económica daquela zona da cidade é evidente”. A vereadora do Turismo da CMC falou ainda do facto do turismo ter crescido em Coimbra nos últimos anos, mas frisou a necessidade de “se diversificar a oferta e as imagens turísticas veiculadas sobre Coimbra”. Carina Gomes anunciou que, muito brevemente, vão ser apresentados oito novos roteiros, elaborados no âmbito da rede Lugares Património Mundial do Centro (Alcobaça, Batalha, Coimbra e Tomar), e um novo portal informativo sobre a cidade.

“Coimbra anima-se e renova-se a cada dia, está cada vez mais dinâmica e cosmopolita. Coimbra é uma cidade onde se vivem emoções únicas e experiências memoráveis”, concluiu a vereadora de Turismo da CMC, na apresentação que realizou, esta manhã, no âmbito do “CO meets Tur”, para alunos dos cursos superiores de Comunicação Organizacional e de Turismo da ESEC.