CMC assegura condições da Praia Fluvial de Palheiros e Zorro para a prática balnear em 2018

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta para a manutenção da Praia Fluvial de Palheiros e Zorro como área balnear em 2018, assegurando a manutenção das condições necessárias para a prática balnear, bem como a assistência a banhistas – com presença de nadador-salvador, da responsabilidade do concessionário – e respetivos meios de socorro durante o período balnear, que será de 15 de junho a 15 de setembro. A proposta surge de um pedido da Agência Portuguesa do Ambiente (APA)/ Administração da Região Hidrográfica do Centro à CMC para esta manifestar o seu interesse em manter a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro como área balnear em 2018.

A CMC manifesta, assim, o seu interesse em manter a Praia Fluvial de Palheiros e Zorro como área balnear no corrente ano. Recorde-se que a praia tem sido distinguida, nos últimos anos, com vários galardões de qualidade, tais como a Bandeira Azul da Europa (da Associação Bandeira Azul da Europa, seção portuguesa da Foundation for Environmental Education – FEE), Praia Saudável (Fundação Vodafone), Praia Acessível para Todos (Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P., com a colaboração da APA e Turismo de Portugal, I.P.) e Praia com Qualidade de Ouro (Quercus).

Trata-se, pois, de uma importante área balnear, de dimensão regional, que tem vindo a ser alvo de vários investimentos por parte da CMC e da Junta de Freguesia das Torres do Mondego, e que dispõe de um conjunto considerável de infraestruturas e equipamentos de apoio aos utentes, que se encontram em bom estado de conservação, tais como: bar de praia, parque de merendas com grelhadores, instalações sanitárias com chuveiros e adaptadas a pessoas com mobilidade reduzia; acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; vigilância balnear, equipamentos de deposição de resíduos; parque de estacionamento e transportes públicos.

A praia cumpre, tal como se pode verificar pelos galardões atribuídos, os requisitos da qualidade da água no que respeita à recolha e frequência da amostragem (e o historial de quatro anos de amostragem está de acordo com o percentil 95%, sendo classificada de Excelente), e os requisitos de praia acessível, dispondo de passadiços de madeira, rampas de acesso à água e cadeira anfíbia. O seu acesso é seguro e livre ao público, contando, ainda, com controlo relativamente à presença de animais domésticos e de veículos.

A Praia Fluvial de Palheiros e Zorro dispõe de nadador-salvador durante a época balnear, sendo o período de vigilância das 11h00 às 19h00. A praia possuiu meios de socorro, através de equipamentos e material de assistência a banhistas (1 posto de praia, cercado de proteção; armação de praia, mastros de sinais, bandeiras de sinais, boia circular, boia torpedo, barbatanas, cinto de salvamento, prancha de salvamento e carretel), e também avaliação de risco de praia, serviços de primeiros socorros, com local próprio e equipamento de primeiros socorros assinalados no painel informativo, bem como Protoloco de Segurança e Plano de Emergência.