DE COIMBRA PARA O MUNDO | Stratio Automotive, tecnologia de ponta para gestão de frotas

A Stratio Automotive é uma startup que se encontra instalada na aceleradora do Instituto Pedro Nunes (IPN), em Coimbra, e que trabalha em parceria com os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) desde 2016. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, visitou a empresa no passado dia 26 de julho, e viu, in loco, como a Stratio analisa e prevê a ocorrência, em tempo real, de problemas e desgastes mecânicos em 50 autocarros dos SMTUC, permitindo assim a resolução desses problemas, muito antes de se tornarem em avarias mais graves. Portugal, Espanha e Reino Unido são alguns dos países onde a comercialização da tecnologia da Stratio está a ser implementada com bastante sucesso.

O objetivo é otimizar a manutenção de veículos de uma frota, utilizando sensores em tempo-real, e através de inteligência artificial, que prevejam a ocorrência de problemas e desgastes mecânicos, para que estes possam ser resolvidos antes de se tornarem em avarias graves. A tecnologia da Stratio Automotive possibilita, assim, detetar e interpretar problemas mecânicos que existam nos veículos, permitindo uma total interligação entre as frotas e as oficinas de reparação para que sejam realizadas as reparações necessárias a tempo e horas.

Uma tecnologia de manutenção preditiva, que tem conseguido alcançar resultados bastante positivos na gestão da frota dos SMTUC. Segundo uma análise de seis meses, com o aplicativo e software da Stratio Automotive instalados em parte da frota SMTUC, foi possível alcançar uma redução de 43 mil euros em manutenção, menos 350 horas no tempo de imobilização dos autocarros devido à antecipação das avarias, um decréscimo de 8% nos consumos de combustíveis e uma diminuição de 93 toneladas de emissões de gases poluentes. Dados significativos, que atestam a importância deste novo conhecimento em tempo real da performance dos veículos de uma frota.

A tecnologia da Stratio Automotive utiliza um equipamento plug-and-play compatível com todos os veículos, independentemente da marca, do modelo ou da idade. O equipamento recolhe dados em tempo real de todos os sensores do veículo e, aplicando inteligência artificial, consegue identificar padrões que detetam falhas e avarias. Quando essas potenciais falhas ou avarias são detetadas, o equipamento envia notificações e oferece soluções em tempo real como, por exemplo, guias para executar as reparações, prováveis custos e tempo de inatividade estimado. A tecnologia da Stratio Automotive sugere, ainda, otimizações mecânicas, garantindo uma melhor eficiência e desempenho de cada veículo.

A Stratio Automotive tem visto o seu trabalho a ser reconhecido além-fronteiras, nomeadamente pela Comissão Europeia e pela Agência Espacial Europeia, e a empresa começou já a entregar as suas primeiras encomendas, segundo informações que constam no site do IPN. “O trabalho da Stratio surge como a evolução natural na indústria automóvel, transformando o processo de manutenção de frotas numa ciência exata”, lê-se no mesmo texto. Uma empresa de Coimbra que está, assim, a mudar a indústria da manutenção automóvel, tornando previsível o imprevisível.