Apresentação

Visitas: 5875 times

O Museu Municipal, tutelado pelo Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, é actualmente constituído por dois pólos distribuídos por diferentes edifícios de interesse patrimonial, localizados no centro histórico da cidade, nomeadamente: o Edifício Chiado - Colecção Telo de Morais, a Torre de Almedina - Núcleo da Cidade Muralhada.

O Museu tem por missão investigar, compreender e divulgar temáticas que se relacionam com os núcleos museológicos e as suas colecções, para conhecimento e fruição do visitante. Tem como objectivo a promoção e a compreensão do património histórico e artístico da cidade de Coimbra tendo em vista sensibilizar o público para a sua preservação.

Em 2001 abriu as portas o primeiro núcleo, no Edifício Chiado, interessante exemplar da arquitectura do ferro inaugurado em 1910, no qual se instalou a Colecção de Arte doada à cidade pelo casal Telo de Morais. A exposição permanente contêm uma importante colecção de pintura portuguesa dos séculos XIX e XX, assim como exemplares significativos de cerâmica, escultura, pratas e mobiliário. Na dependência deste edifício existem duas galerias de exposições temporárias, no âmbito das quais já foram mostradas obras de artistas de relevo como: Graça Morais, Álvaro Siza, Cruzeiro Seixas, Gil Teixeira Lopes. Em 2008-2009 estão previstas as exposições temporárias de José de Guimarães e Nadir, Afonso, entre outros.

Em 2003 inaugurou o Núcleo da Cidade Muralhada, na Torre de Almedina, que tem como missão essencial a recuperação na memória colectiva da existência da muralha, demonstrando a sua influência determinante na organização urbana da cidade. O centro interpretativo é complementado por um percurso pedonal no qual se podem ver os vestígios da estrutura defensiva e a sua delimitação. Em instalações anexas à Torre de Almedina (Monumento Nacional desde 1910) -  uma antiga torre de vigilância da principal porta da cidade e sede do poder municipal e judicial durante vários séculos - promovem-se também exposições temporárias e ciclos de conferências temáticas.

Para além das actividades e exposições referidas o Museu Municipal promove, através do seu serviço educativo, um conjunto de ateliers e visitas guiadas destinadas ao público escolar ou grupos organizados mediante marcação e tendo em vista a dinamização e melhor compreensão dos seus conteúdos expositivos.