“Jardim Mendes Silva” irá florir na Solum

A Solum irá ver florir o novo “Jardim Mendes Silva”, em homenagem ao antigo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), anunciou Manuel Machado, na reunião do executivo camarário desta segunda-feira.

Perante a necessidade identificada de se criar um jardim num espaço confinante junto à escola Solum Sul, a CMC irá avançar com a criação de um jardim que será, ao mesmo tempo, uma homenagem a Luís Mendes Silva.

A ideia surgiu a 26 de novembro de 2016 aquando da cerimónia de descerramento de uma placa evocativa da vida e obra de Mendes Silva, na rua General Humberto Delgado, junto à unidade residencial do Calhabé, por ocasião do 162.º aniversário da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

Na ocasião o presidente da CMC, Manuel Machado, afirmou que “é justo criar lá um jardim público e atribuir-lhe o nome de Mendes Silva, para que os netos e as netas, os vindouros, os meus e os nossos, possam passar por ali e perguntar-se: Mas por que é que num terreno tão bonito decidiram fazer um jardim em vez de um prédio?”, antecipava Manuel Machado, referindo que se trata de uma homenagem “honrada, bonita e elegante a um construtor da cidade”.

Segundo Manuel Machado, Mendes Silva foi “um homem de uma dedicação total para com todas as comunidades, dos mais diversos ramos que sabia passear na alcatifa vermelha, mas sabia também caminhar no terreno das pedras e silvas ao lado”, descreveu.

Recorde-se que Mendes Silva aplicou, na zona residencial do Calhabé e Solum, pela primeira vez em Portugal, os princípios estabelecidos por Le Coubusier através da célebre Carta de Atenas (1942), na qual preconizou uma nova forma de edificação virada para os seus habitantes e não tanto determinada pela orografia do espaço. Uma obra ímpar que o notabilizou como uma referência da cidade, onde aplicou, pela primeira vez no desenho urbano, os princípios de habitar, trabalhar, recriar e circular”.

A empreitada do “Jardim Mendes Silva” será realizada pela Advancegreen – Engenharia Natural e Urbana, Lda.”.