CMC adjudica empreitada de beneficiação da escola do 1º CEB do Bairro Norton de Matos

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou, por unanimidade, na sua reunião de ontem, uma proposta para a adjudicação da empreitada de “Beneficiação da Escola do 1º CEB do Bairro Norton de Matos” à empresa Construções Marvoense, Lda., pelo valor de 315.450 euros (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e com um prazo de execução de 300 dias. O júri do procedimento sugere a adjudicação da empreitada à empresa Construções Marvoense, Lda., por essa ser a proposta mais vantajosa, cumprido assim o critério definido no procedimento concursal.

A empreitada prevê trabalhos no exterior do edifício. Está previsto que o muro onde se encontram localizados os portões de entrada no recinto seja recuado, beneficiando, assim, a utilização do passeio, que é bastante estreito. Serão ainda retificados alguns troços de muros que se encontram degradados e construído um arrumo na zona do telheiro, adjacente às instalações sanitárias. Já o edifício vai ser reabilitado, mas sempre tendo em conta a arquitetura do mesmo, procurando manter a estética exterior.

As condições de utilização da escola vão ser beneficiadas, nomeadamente através da reestruturação da rede de eletricidade, rede informática, instalação para aquecimento (ar condicionado), rede de segurança contra incêndios, construção de novos arrumos e beneficiação da copa que se encontra bastante degradada e pouco funcional.

A cobertura existente vai ser substituída por painéis sanduiche lacados com isolamento térmico, e o átrio principal vai ser ampliado, estando prevista a demolição dos arrumos instalados numa das escadas e alteração do sentido de abertura das portas localizadas em caminhos de evacuação para garantir a segurança de todos os que utilizam o edifício. Os vidros, simples, vão ser substituídos por vidros duplos, e todos os problemas de humidade, nas paredes, tetos e cimalhas, serão corrigidos. Ao nível das madeiras, será feita a manutenção dos materiais, substituindo o que estiverem em mau estado, que serão envernizados com a cor atual.

A lista de trabalhos inclui ainda o tratamento do pavimento das salas de aula em taco e madeira, nivelação e colocação de verniz acetinado à cor atual; remoção da pintura interior existente e nova pintura com tinta acetinada; manutenção e limpeza do pavimento existente em mosaico hidráulico; beneficiação da copa (que inclui pias novas, construção de novos armários em aço inox, bancada banho-maria móvel e abertura de passa-pratos); beneficiação das bancadas/armários existentes, substituindo todas as portas em madeira por aço inox; e colocação de quadros de aviso em duas das paredes das salas e nos corredores. A empreitada prevê o fornecimento de monoblocos para o funcionamento provisório da escola no decurso das obras.