Jorge Alves aplaude chegada do empreendedorismo ao I Ciclo

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Jorge Alves, participou, ontem à tarde, na abertura do segundo dia do evento “No palco com o Gaspar”, que decorreu no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. A Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, com apoio dos 19 municípios que dela fazem parte, está a desenvolver um programa destinado a estimular o empreendedorismo nos alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, designado por “Aventura do Gaspar”, que conta a história de um personagem com o qual se pretende que os alunos se identifiquem e que vive diferentes aventuras que vão sendo relatadas aos alunos durante o ano.

Essas aventuras passam-se em diferentes contextos e envolvem diferentes amigos e personagens que ao longo do ano se vão tornando familiares aos alunos. Estando identificados com um personagem, que vem sempre acompanhado com a sua amiga Inês, os alunos entusiasmam-se a participar no projeto e assim se gera um maior envolvimento de toda a comunidade escolar.

O programa engloba um conjunto de cerca de 15 atividades, que seguem uma complexidade crescente e um percurso antecipadamente definido, que depois termina com o evento municipal “No Palco com o Gaspar”.

Na tarde de ontem, na abertura de um dos eventos de Coimbra, Jorge Alves expressou o seu agrado pelo empreendedorismo chegar aos meninos e meninas do primeiro ciclo. “É com estas idades que se começa a aprender”, diria o vereador. “Este é um projeto que vos vai desenvolver competências que vos vão ser importantes”, rematou o autarca, dirigindo-se aos mais novos.

Igualmente presente esteve o secretário da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, que fez suas as palavras de Jorge Alves, aproveitando para agradecer a todos os envolvidos neste projeto, em especial aos professores e alunos.

Em Coimbra, o programa englobou 280 alunos de oito turmas envolvendo 9 professores. Nos dois dias em que o Gaspar chegou à cidade de Coimbra, contou com a presença de quatro turmas da EB1 de Coselhas que apresentaram um musical planeado entre todas as turmas e baseado na história da Cinderela. Presentes estiveram igualmente 25 alunos da EB1 da Solum, que apresentaram um jogo, cujo tema era o ciclo de pão. Juntaram-se também à festa cinco turmas da EB1 de Assafarge, Almas de Freire, Fala e duas turmas de Santa Apolónia. A EB1 de Fala apresentou uma peça teatral relacionada com o “Romance de Pedro e Inês”.

Com o alargamento do programa às escolas do 1º Ciclo, esta ação de estímulo ao empreendedorismo, envolveu perto de 1000 alunos.