Investimento de cerca de 400 mil euros na reabilitação da Escola do 1.º CEB do Bairro Norton de Matos

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou ontem, por unanimidade, um projeto de execução da reabilitação da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Bairro Norton de Matos. A intervenção abrange o interior e o exterior deste estabelecimento de ensino e tem um custo previsto de 413.404 euros (c/IVA).

No exterior do edifício, o muro onde se encontram localizados os portões de entrada no recinto da escola será recuado. Pretende-se, assim, beneficiar a utilização do passeio, que atualmente é bastante estreito, durante as fases de entrada e saída da escola. Serão ainda retificados alguns troços de muros que se encontram bastante degradados e construído um arrumo na zona do telheiro, adjacente às instalações sanitárias.

O edifício, construído no princípio dos anos 70 do século XX, foi projetado pelo arquiteto João Plácido dos Santos. Na sua reabilitação ter-se-á em linha de conta a arquitetura de referência da época em que foi construído, pelo que se mantém a linguagem estética exterior.

As condições de utilização da Escola do 1º CEB do Bairro Norton de Matos vão ser beneficiadas, nomeadamente através da reestruturação da rede de eletricidade, rede informática, instalação para aquecimento (ar condicionado), rede de segurança contra incêndios, construção de novos arrumos e beneficiação da copa que se encontra bastante degradada e pouco funcional.

Mais especificamente, a cobertura existente, constituída por painéis que contêm amianto, será substituída por painéis sanduiche lacados com isolamento térmico. Já o átrio principal será ampliado. Tal é necessário por questões relacionadas com a evacuação e segurança contra incêndios. Neste sentido, serão demolidos os arrumos instalados numa das escadas para libertação desta e alterado o sentido de abertura das portas localizadas em caminhos de evacuação.

Proceder-se-á à substituição dos vidros simples por vidros duplos sem alteração da caixilharia. Nas paredes, tetos e cimalhas serão verificados e detetados problemas de humidades, no sentido de precaver futuras infiltrações. Ao nível das madeiras, será feita a manutenção de todas as madeiras, substituindo as que estiverem em muito mau estado e voltando a envernizar conforme a cor atual.

A lista de trabalhos inclui ainda tratamento do pavimento das salas de aula em taco e madeira, nivelar e envernizar com verniz acetinado à cor atual; remover a pintura interior existente e pintar com tinta acetinada; manutenção e limpeza do pavimento existente em mosaico hidráulico; beneficiação da copa que inclui pias novas, construção de novos armários em aço inox, bancada banho-maria móvel e abertura de passa-pratos; beneficiação das bancadas/armários existentes, substituindo todas as portas em madeira por aço inox; e colocação de Bulletin Board em duas das paredes das salas e nos corredores.