Arrancou hoje a 6.ª edição do programa de atividade física para a 3.ª idade

O programa municipal de atividade física destinado à população sénior, intitulado “Compromisso com o Desporto Social - Atividade Física para a 3ª Idade”, arrancou esta manhã nas instalações da Obra Social de Torre de Vilela. Os vereadores da Câmara Municipal (CM) de Coimbra com os pelouros do Desporto, Carlos Cidade, e da Ação Social, Jorge Alves, e o presidente da União das Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela, Horácio Costa, estiveram presentes no arranque desta edição de um programa que tem vindo a crescer e a consolidar-se. Este ano estão já inscritas 18 instituições e 410 idosos, o que representa um aumento relativamente ao ano passado e um recorde de utentes e instituições participantes neste programa.

O vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Cidade, salientou o “crescimento do programa ao longo dos últimos anos”, que conta com cada vez mais utentes e instituições participantes. “É uma honra e um prazer disponibilizar os nossos técnicos (…) para este programa, onde os meios humanos e a entrega são fundamentais”, afirmou Carlos Cidade, que motivou os utentes para que continuem “com esse espírito que é importante”, concluiu.

Por seu turno, o vereador da Ação Social da CM Coimbra, Jorge Alves, destacou que o Programa Municipal de atividade física para a terceira idade “é muito importante” por permitir implementar em todo o concelho uma política de promoção ao envelhecimento ativo e saudável. “É fundamental fazer exercício físico para nos mantermos em forma, independentemente da idade”, sublinhou.

Esta iniciativa consiste na promoção de várias atividades físicas, em meio terrestre e aquático (uma vez por semana), junto de utentes das instituições de terceira idade do concelho. Uma iniciativa que pretende desenvolver o gosto pela prática de atividade física, contribuindo para uma melhoria do equilíbrio e da coordenação motora (importante na prevenção de quedas), da resistência cardiovascular, bem como para o aumento da resistência pulmonar e prevenção da osteoporose junto da população alvo. Para além disso, esta iniciativa é favorável ao fomento de novas amizades e melhoria das relações interpessoais, de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida à população idosa.

As aulas são conduzidas por técnicos da Divisão de Desporto e Juventude da CM Coimbra, que se deslocam às instituições para a realização de atividades terrestres e recebem os participantes nas Piscinas Municipais Rui Abreu, Piscinas Municipais Luís Lopes da Conceição e Centro Olímpico de Piscinas Municipais para a realização das atividades aquáticas.

As aulas que se iniciaram hoje vão decorrer até ao próximo dia 21 de junho de 2019.

As Instituições participantes nesta edição são:
- Obra Social de Torre de Vilela;
- Centro Solidariedade Social da Adémia;
- CELIUM – Instituição Particular de Solidariedade Social;
- Centro Paroquial de Bem-Estar Social de Almalaguês (Lar e Centro de Dia);
- Santa Casa da Misericórdia de Coimbra – Centro de Apoio ao Idoso;
- ANAI – Associação Nacional de Apoio ao Idoso;
- Centro Social Rainha Santa Isabel;
- Centro Paroquial da Pedrulha;
- Casa dos Pobres de Coimbra;
- Casa de Repouso de Coimbra;
- Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra;
- Centro Social, Cultural e Recreativo de Botão;
- Graça São Filipe;
- Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ribeira de Frades;
- Centro de Apoio Social de Souselas;
- Centro Social Paroquial de São João do Campo;
- Taveiro ComVida;
- Associação Social Cultural e Recreativa de São Paulo de Frades.

Quadro comparativo de instituições e utentes participantes no programa municipal:

Época

Nº de Instituições