Académica junta centenas de judocas em Coimbra até sexta-feira

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe, até sexta-feira, a 30ª edição do Estágio Internacional de Judo da Académica, estando prevista a presença de mais de quatro centenas de judocas. O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, esteve presente na cerimónia de abertura oficial, que se realizou ao final da tarde de ontem, e afirmou que o crescimento deste estágio, ao longo de 30 anos, em quantidade e qualidade, prova que “o judo é uma modalidade de referência para Coimbra”. O autarca destacou ainda a ajuda de todos os parceiros que contribuem para a realização deste evento.

O Estágio Internacional de Judo da Académica, um evento de referência nacional e internacional, junta em Coimbra, durante esta semana, atletas provenientes de cerca de 200 clubes, de cinco nacionalidades diferentes – Espanha, França, Bélgica, Brasil e claro, Portugal.

Ontem os atletas realizaram o primeiro treino no tapete, que este ano atinge os 1300m2. O aumento da área de treino é uma das novidades desta 30ª edição, que aposta também em mais preletores. Entre eles, destaque para Celso Martins (que já foi considerado o melhor treinador em França, em 2012), Nuno Delgado (campeão da Europa e medalhado olímpico), Pedro Dias (atleta olímpico em Pequim, em 2008 e medalha de bronze no Campeonato da Europa), Laurent Bosch (treinador de formação do Saint Geneviève Sports), Ludovic Gobert (4x Campeão de França e 13x medalhado em Taças do Mundo), Aurore Climence (3x Campeã de França e 15x medalhada em Taças do Mundo), e Jean-Sebastien Bonvoisin (Medalha de Bronze no Campeonato da Europa, Campeão de França e 15x medalhado em Taças do Mundo).

Paralelamente a esta grande festa do Judo, irá decorrer um treino para os judocas mais novos, um projeto iniciado há alguns anos e que tem contribuído para a melhoria do judo de formação. Estão também previstas atividades culturais e sociais, que irão possibilitar que todos os treinadores e atletas nacionais e internacionais conheçam o que de melhor tem a cidade de Coimbra para oferecer.

A cerimónia de abertura oficial contou ainda com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Judo, Jorge Fernandes, do vice-reitor da Universidade de Coimbra, Luís Felipe Menezes, do presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC) Alexandre Amado, e do presidente da Secção de Judo da AAC, Filipe Rosa, entre outras personalidades.

O Estágio irá decorrer nos seguintes horários:

- Treinos Manhã - 10h00 - 12h00;
- Treinos Tarde - 17h30 - 19h30 (sexta-feira, fim do estágio, 16h00 - 17h30);
- Descanso - quarta-feira de manhã.

Este ano, o Estágio de verão da Académica serve ainda como preparação da Seleção Nacional de Juniores para o Campeonato da Europa, a disputar em Sofia (Bulgária), em setembro.

Consulte aqui todas as informações sobre o 30º Estágio Internacional da Académica – 2018.