Estádio Municipal de Taveiro recebe V Memorial Eng.º Jorge Lemos no domingo

O Estádio Municipal de Taveiro vai acolher, no próximo domingo, dia 10 de junho, das 9h00 às 13h00, o V Memorial Eng.º Jorge Lemos. Um convívio organizado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), com a colaboração da Associação de Futebol de Coimbra (AFC), que pretende homenagear uma figura incontornável da cidade, o homem do desporto e autarca Jorge Lemos, e fomentar a prática desportiva junto dos mais jovens. O torneio de futebol, destinado ao escalão de Traquinas, vai juntar em campo cerca de 200 atletas dos 6 aos 8 anos, de 16 equipas do concelho, para uma manhã de convívio e confraternização.

É a quinta edição do evento, que tem por fim homenagear Jorge Lemos, uma personalidade ativa em diversos quadrantes da sociedade, que sempre abraçou o desenvolvimento do desporto no concelho. Este evento pretende fomentar a participação dos mais jovens em atividades desportivas, promovendo hábitos desportivos regulares. Um convívio que, este ano, deverá juntar cerca de 200 atletas do escalão Traquinas, dos 6 aos 8 anos, de 16 equipas do concelho, das 9h00 às 13h00 do próximo sábado, no Estádio Municipal de Taveiro.

As 16 equipas inscritas foram divididas em quatro grupos, de quatro equipas, e cada uma terá de jogar com as restantes equipas do grupo, sendo que não existem classificações. No Grupo 1 encontra-se o Cernache, Pedrulhense, Esperança e Almalaguês; no Grupo 2, a Associação Académica de Coimbra/Seção de Futebol, o Ribeirense, o Arzila e o Vigor; no Grupo 3, o Assafarge, o Souselas, o Adémia e a Associação Académica de Coimbra/Organização Autónoma de Futebol; e, por fim, no Grupo 4, o União 1919, o Eirense, o N10 e o Casaense.

O torneio realiza-se em dois campos e, apesar de não ter cariz competitivo, existem regras a cumprir. As regras ditam que as substituições dos jogadores são volantes – ou seja podem entrar, sair e voltar a entrar sempre que for necessário (a entrada deve ser feita pela linha de meio campo) –, mas que é obrigatório que todos os atletas de cada equipa participem em todos os jogos. As restantes leis do jogo regem-se pelo que se encontra estabelecido nas competições oficial de futebol de 7.

Os jogos serão arbitrados por árbitros da AFC e, no final, todos os atletas vão receber diploma e medalha de participação.

O V Memorial Eng.º Jorge Lemos é um convívio de homenagem a uma incontornável figura da cidade,  que teve um papel relevante na promoção e desenvolvimento do desporto no concelho e ocupou, entre outros cargos, o de vereador do Desporto da CMC, deputado da Assembleia Municipal de Coimbra, membro do Conselho Académico da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol e vice-presidente da Associação de Futebol de Coimbra.

Calendário dos jogos:

Campo 1