Do Choupal até à Lapa para prevenir doenças do coração

O Choupal é o palco escolhido para, no próximo dia 5 de Outubro, receber as comemorações do Dia Mundial do Coração, uma iniciativa que associa a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Fundação Portuguesa de Cardiologia. Num espaço que é considerado um “pulmão verde” da cidade, desde sempre ligado a eventos lúdicos e desportivos, são variadas as atividades saudáveis que ali serão desenvolvidas.

O programa da comemoração do Dia Mundial do Coração foi apresentado esta tarde, em conferência de imprensa, na qual estiveram presentes o vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade, e o presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia de Coimbra, Polybio Serra e Silva, além de alguns parceiros da iniciativa.

Carlos Cidade começou por referir que “esta é uma iniciativa diferente de todas as outras, pela diversidade das suas diferentes componentes e, por isso, é um prazer para a CMC participar e coorganizar”. Carlos Cidade desejou que, no próximo dia 5 de outubro, o evento seja um êxito e que muitas pessoas participem, até como forma de poderem conhecer a Lapa, um local, que, como referiu, “muitos ainda desconhecem”.

Já Polybio Serra e Silva mostrou-se contente pelo facto de a média das doenças cardiovasculares ter baixado para 30% e realçou o facto de a Região Centro estar abaixo da média nacional. Como disse, “a prevenção primária é fundamental” e “o sedentarismo combate-se com a prática de exercício físico”. Daí que seja importante alertar a população e informar, tornando necessário este tipo de iniciativas.

Polybio Serra e Silva destacou a caminha “Do Choupal Até à Lapa”, com percurso de ida e de regresso diferentes, e a “Cãominhada”. Como explicou, no fim da primeira parte do trajeto, irá haver um momento de fado no qual António Dinis irá cantar, entre outros, o tema “Do Choupal até à Lapa”.

Alguns dos parceiros da iniciativa que estiveram presentes também se mostraram satisfeitos por colaborarem mais este ano. Todos focaram as suas palavras na prevenção como forma eficaz de prevenir futuras doenças.

O Dia Mundial do Coração é assinalado a 29 de setembro. E é comemorado pela Federação Mundial do Coração, à qual pertence a Federação Portuguesa de Cardiologia. Conta ainda com a participação da Unesco e da Organização Mundial de Saúde, entre outras instituições. As comemorações do Dia Mundial do Coração que acontecem em Portugal são dinamizadas pela Fundação Portuguesa de Cardiologia, que incentiva a população a participar em atividades físicas e desportivas promovidas pelas câmaras municipais e outras entidades locais.

Sendo o grande objetivo desta comemoração o reforço da importância da prática de exercício físico, de forma a melhorar o estilo de vida de cada um, melhorando o seu coração, de forma a que se leve uma vida mais saudável, a CMC, reconhecendo a grande importância que tem a atividade física, como forma de prevenir doenças cardíacas, associou-se mais uma vez a esta iniciativa.

Este ano, sob o tema “partilha a tua energia”, do programa constam vária atividades com epicentro no Choupal.

Programa do Dia 5 de Outubro (concentrado no Choupal)
 8h30 - Concentração, junto ao bar do Choupal, para a caminhada “Do choupal até à Lapa” (entrega de Kits com água, fruta, panamá);
 8h35 - Aquecimento no recinto desportivo existente no Choupal, com o Ginásio Nelson Gym
 8h45 - Partida da Caminhada, junto ao bar do Choupal; 10h00, previsão de chegada à Lapa, mais precisamente ao antigo posto da Guarda Fiscal, atual Grupo Fiscal de Coimbra, da Brigada Fiscal da GNR - Quinta das Canas - Lages, com receção por parte de um Grupo de Fados
 9h00 - Concentração da Cãominhada, junto ao bar, no Choupal (entrega de Kits com água, fruta, panamá)
 9h30 - Partida da Cãominhada - Passeio e Treino de Cães - Linda Brites
 9h00 - 11h00 - Ténis Clube do Choupal - Aberto um campo para quem quiser jogar com orientação de um técnico que dará as “primeiras dicas” de treino
 10h00 – Torneios abertos de badminton e basquetebol nos recintos desportivos existentes no Choupal
 10h30 - Aula de yoga com Áshrama Yoga Coimbra, no largo próximo dos campos desportivos do Choupal
 12h00 - Coração Humano, formado junto aos campos desportivos do Choupal, que será fotografado pelo Clube de Aeromodelismo de Coimbra com apoio de um drone
 12h15 - Alongamentos com Áshrama Yoga Coimbra, junto aos campos desportivos do Choupal.
 12H45 - Assinatura de protocolo entre a Delegação de Coimbra da Fundação Portuguesa de Cardiologia e a Áshrama Yoga Coimbra

9h00-12h45 - Presença da Unidade Móvel do IPDJ, com rastreios aos fatores de risco das doenças cardiovasculares, orientados pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; presença de Ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa – Coimbra.

Dress code - T-shirt vermelha/cães - lenço vermelho; oferta de brindes