Coimbra Trail Aeminium é gratuito e desvenda a cidade aos participantes

O Coimbra Trail Aeminium, que vai decorrer no próximo dia 17 de junho, foi hoje apresentado em conferência de imprensa, na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). Um evento desportivo organizado pela CMC, com o apoio da Coimbra Trail Running e da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC), que desafia os participantes a conhecerem os locais mais emblemáticos da cidade, numa das duas modalidades propostas: uma corrida de 10 km ou uma caminhada de 5 km. Este ano, o evento é de acesso gratuito, sendo, contudo, obrigatória a inscrição, que pode ser realizada aqui, através do preenchimento do formulário.

A correr ou a caminhar, o desafio é percorrer as ruas centrais da cidade, subir e descer escadarias, passar arcadas e túneis, enquanto se vai apreciando os locais mais emblemáticos de Coimbra. O percurso tem início na Praça 8 de Maio e segue pela baixinha rumo à Alta, através do Arco da Almedina, com passagem pela Universidade de Coimbra, Arcos do Jardim, Penedo da Saudade, jardim da Quinta de S. Jerónimo, Jardim da Sereia, Escadas Monumentais e novamente Alta, terminando na Praça 8 de Maio, onde decorrerá, depois, pelas 22h30, a entrega de medalhas aos três primeiros classificados, femininos e masculinos, na corrida dos 10 km.

“É uma prova que segue os pergaminhos das duas edições anteriores, do Urban Trail, que pretende conciliar a corrida e a caminhada com a passagem por cantos e recantos da cidade”, afirmou o vereador do Desporto da CMC, Carlos Cidade, na conferência de imprensa de hoje, que contou ainda com a participação de Paulo Gomes, da Coimbra Urban Trail, e de David Soares, presidente da ADAC. “O objetivo é conciliar a vertente cultural com a prática desportiva”, acrescentou Carlos Cidade, referindo que a grande novidade desta edição “é que o evento é gratuito”.

A experiência torna-se, assim, acessível a todos os que queiram alinhar, uma vez que a autarquia assumiu a organização do evento e decidiu que a participação não implica pagamento, sendo apenas obrigatória a inscrição, que pode ser efetuada online, no site da CMC, ou no próprio dia, no secretariado do evento, que vai estar instalado no átrio dos Paços do Concelho. “O que pretendemos é conseguir uma maior participação daqueles que se interessam por este tipo de eventos”, salientou o vereador do Desporto da CMC, lembrando, contudo, que existe um limite de 1200 participantes para a corrida dos 10 km. Já no caso da caminhada, não existe limite de inscritos.

“O Urban Trail é uma corrida de montanha que, neste caso, acontece também ao ar livre, mas na cidade. E não é possível em todas. Só em cidades com centros históricos com desníveis, subidas e descidas, escadas, como a nossa. Vamos ter umas escadas com alguma dificuldade, com degraus muito altos [as escadas da Rua da Alegria para a Couraça de Lisboa]”, indicou, por sua vez, Paulo Gomes, da Coimbra Urban Trail, agradecendo à CMC o convite que fez ao clube para a parceria na organização do evento e acrescentando que espera que este ano haja uma maior adesão, uma vez que a inscrição é gratuita.

O presidente da ADAC centrou o seu discurso na importância desta vertente do atletismo, o Trail, para o crescimento da associação. “O Trail está na ADAC desde 2015 e contribuiu bastante para o crescimento do número de atletas filiados. A ADAC tem filiados, só na área do Trail, cerca de 250 atletas e 19 clubes”, referiu David Soares, defendendo a importância destes eventos para o desenvolvimento do atletismo. O presidente da ADAC também agradeceu “ao vereador Carlos Cidade e à sua equipa o convite para colaborar neste evento”.

O Coimbra Trail Aeminium é um evento desportivo noturno, de participação gratuita e acessível, por isso, a qualquer cidadão. Uma aposta da CMC, que procura, assim, garantir a igualdade de acesso e privilegiar a participação de todos no desporto, suportando, para tal, um investimento de 5968 euros para a realização da iniciativa.

O encontro está marcado para as 20h30, na Praça 8 de Maio. A corrida arranca meia hora depois, às 21h00, enquanto a caminhada está marcada para as 21h15.