Maestro João Santos - Curriculum

JOÃO SANTOS é licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (UCP) - Porto, onde estudou com Luca Antoniotti (Órgão, nota máxima em exame), Eugénio Amorim (Composição e Direcção de Coros), Cesário Costa (Direcção de Orquestra), Anselm Hartmann (Piano), José Paulo Antunes (Liturgia), entre outros.

Maestro João Santos

João Santos é detentor de alguns prémios nacionais nas áreas de Órgão e Composição, entre os quais se destacam o prémio "Jovens Compositores", no primeiro concurso para Bandas "Maestro Silva Dionísio" (INATEL) com a obra "Antologia" (interpretada durante do XXI Festival de Música em Leiria) e o segundo prémio no Concurso Nacional de Órgão do Instituto Gregoriano de Lisboa (2007). Além disso, algumas das suas composições foram já apresentadas em primeira audição e gravadas em CD.A nível internacional, foi o representante português em 2004 e 2005 do projecto europeu Church Organs, Mobility of Traditions inserido no Programa Sócrates, no qual contactou com célebres organistas europeus como Theo Jellema, Wolfgang Zerer, Michel Bouvard, Jan Janssen, François Espinasse, entre outros. Participou ainda nos prestigiado concurso International Schnitger Organ Competition, Alkmaar, Holanda (2007), Silbermann Organ Competition (Freiberg, 2009) e Paul-Hofhaimer Organ Competition (Innsbruck, 2010).Tem realizado concertos por todo o país, participando nomeadamente na execução Integral das obras de D. Buxtehude (Aveiro, 2007) e de O. Messiaen (Lisboa, 2008). João Santos é pianista acompanhador do Contratenor Luís Peças, com que já efectuou digressões em Portugal e estrangeiro, nomeadamente França, Suíça, Brasil, Estados Unidos e Bélgica.Copista profissional em Sibelius Software, João Santos foi professor de Técnicas de Composição na Faculdade onde se formou, entre 2005 e 2007. Actualmente, exerce funções de organista titular do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, além de leccionar a disciplina de Órgão n Orfeão de Leiria. Dirige desde a sua fundação, o Coro Municipal Carlos Seixas, sediado na Câmara de Coimbra.