III Coimbra World Piano Meeting proporciona concerto memorável no CSF

A antiga igreja do Convento São Francisco (CSF) recebeu ontem, ao final tarde, um concerto integrado no III Coimbra World Piano Meeting, um evento que está a decorrer até dia 9 de fevereiro, em Coimbra, e que é coorganizado pela Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne" e pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC). O Concerto Sinfónico de Domingo juntou a Orquestra Clássica do Centro (OCC), conduzida pelo maestro José Eduardo Gomes, com três pianistas, Alexander Lau e o dueto Carmen Morin e Lana Henchell, num espetáculo memorável, que recebeu os maiores aplausos do público. A vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, esteve presente.

Alexander Lau e a OCC foram os primeiros a surpreender o público, ontem ao final da tarde, na antiga igreja do CSF, com o pianista chinês a deixar a plateia encantada com um solo notável. O concerto prosseguiu com a atuação, em conjunto com a OCC, das pianistas Carmen Morin e Lana Henchell, vencedoras do prémio Piano Duo Special Prize “Francis Poulenc’s” 2018, igualmente integrado no III Coimbra World Piano Meeting. No final do concerto, o público aplaudiu de pé os três pianistas e a OCC.

O III Coimbra World Piano Meeting é um evento coorganizado pela Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne" e pela CMC, que incluiu masterclasses, concertos e uma competição de piano e reúne jovens pianistas de todo o mundo, que têm assim uma oportunidade de trabalharem com alguns dos mais prestigiados professores de piano a nível mundial. O evento reúne, em Coimbra, cerca de 90 pianistas provenientes do Japão, China, Canadá, Turquia, Tailândia, Índia, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Suíça, Itália, Bélgica, Hungria, Argentina, Alemanha, Rússia e, claro, Portugal.

Os melhores alunos participam em concertos e têm também a oportunidade de tocar com uma orquestra profissional. Os concertos decorrem em espaços emblemáticos da cidade, alguns dos quais integrados na zona classificada como Património Mundial da UNESCO, o que confere um ambiente singular ao encontro internacional.

O concerto de ontem contou com a presença, entre outros, do subdiretor artístico da Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne”, Manuel Araújo, da vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, e da diretora da OCC, Emília Cabral Martins.

Próximos espetáculos do III Coimbra World Piano Meeting:

5 de fevereiro
Seminário Maior de Coimbra