Parque Manuel Braga "invadido" por espantalhos

O Parque Dr. Manuel Braga está a registar uma enchente de visitantes de todas as idades devido à 14.ª edição da Exposição de Espantalhos, que continua durante esta tarde de sábado, até às 17h30.

Organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, o certame, emprestou um colorido diferente a este jardim público da cidade. Ali se deslocaram várias famílias, pelas propostas recreativas para os mais pequenos. As vivências de expressão cultural popular constituíram outro motivo de satisfação, também para os mais velhos, remetendo-os para a memória coletiva de outros tempos.

Além da presença de um vasto e diversificado conjunto de espantalhos, o Parque Dr. Manuel Braga está transformado num espaço “campestre”, dando mais colorido aos tons outonais. Jogos tradicionais, atividades com gado asinino, a presença de um carrocel rústico e animação musical, fazem a delícia de todos os presentes.

As propostas lúdicas com gado asinino, a cargo da Associação Para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), foram um forte motivo de atração de público de palmo e meio à iniciativa. Uma “Aula do Burro” (entre as 10h00 e as 11h00 e das 14h30 às 15h30) pretende sensibilizar o público para a importância da preservação do Burro de Miranda do Douro, dando a conhecer o seu ciclo de vida: o que come, a quantidade de água que bebe, quais os cuidados de que necessita para o seu bem-estar, as suas principais características e as utilizações que as pessoas lhe conferem.

Os passeios de burros (das 11h30 às 12h30 e também entre as 16h00 e as 17h00) permitem constatar, junto das camadas juvenis, que esta espécie é muito afável, terna e paciente. Mais do que um meio de transporte, o burro será o companheiro de viagem das crianças, na descoberta do Parque Dr. Manuel Braga.

O espaço acolhe 56 participantes, em representação de diversas instituições e associações de caráter social e cultural de Coimbra que divulgam a sua atividade, tendo como mote o espantalho. Participam entidades concelhias de índole folclórica, etnográfica e agrícola, instituições de carácter social, com valências de creche, jardim-de-infância, ATL e idosos e o Estabelecimento Prisional de Coimbra.

A animação do evento ainda integra, hoje, as seguinte atividades:

14h00 | GrupoTiroliro, da Aposénior

15h00 | Grupo de Gaiteiros da Associação Cultural, Arte e Recreio de Condeixa

16h00 | Banda Filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Ceira

Todo o dia:

Jogos Tradicionais (jogo do burro, pião, arco, malha, latas, roleta)

Aula do Burro e passeios (Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino)

Carrocel rústico (infantil)