Encontros Mágicos 2017 com espetáculos de apresentação na Figueira da Foz

Os Encontros Mágicos de Coimbra 2017 estiveram hoje na Figueira da Foz, com espetáculos de rua protagonizados pelos mágicos Raul Camaguey, de Cuba, e Vittorio Marino, de Itália. Uma espécie de aquecimento para a semana que aí vem. É que Coimbra vai voltar a ser a capital mundial da magia, de 19 a 24 de setembro, numa edição que conta com um total de 127 espetáculos protagonizados por artistas do Brasil, Estados Unidos da América, Chile, Japão, Itália, Argentina, Bélgica, França, Cuba, Austrália, Espanha, Reino Unido e Portugal. Um evento promovido (e financiado) pela Câmara Municipal de Coimbra e organizado pela Luís de Matos Produções.

À semelhança do que aconteceu o ano passado, a Figueira da Foz acolheu hoje – e acolherá também amanhã – uma ação de apresentação e divulgação dos Encontros Mágicos de Coimbra. A rua foi palco de espetáculos de magia protagonizados pelo cubano Raul Camaguey e o italiano Vittorio Marino, que chamaram a atenção de quem foi passando. Amanhã há mais. Os mágicos vão estar às 16h00 no Largo Margarida Barraca e às 18h00 na Praça Luís Albuquerque, para darem a conhecer um cheirinho do que vão ser os Encontros Mágicos de Coimbra 2017.

Um evento que tem início já na próxima terça-feira e que integra uma panóplia de espetáculos protagonizados por artistas de todo o mundo. Espetáculos que vão decorrer, maioritariamente, nas ruas e praças do centro da cidade de Coimbra, mas também em espaços ao ar livre de cinco freguesias e uniões de freguesia do concelho, mais concretamente Santo António dos Olivais, Eiras, Ceira, São Paulo de Frades, Santa Clara e Castelo Viegas e São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades.

O programa desta edição conta ainda com duas Grandes Galas Internacionais que vão decorrer no Convento São Francisco (CSF), nas noites dos dias 22 e 23 de setembro, às 21h30 e às 20h45 respetivamente, sendo que esta última será transmitida, em direto, pela RTP 1, logo a seguir ao Telejornal. E também com aulas de magia e um espetáculo dirigido a invisuais, que é uma novidade desta edição. Chama-se Magia na Escuridão, é protagonizado pelo chileno Juan Esteban Varela, e pretende proporcionar “uma experiência verdadeiramente inclusiva, sem precedentes” a esse público específico ou a quem quiser experimentar usufruir da experiência de olhos vendados.

O belga Aaron Crow, os ingleses Cliff e James More, o francês Enzo Weyne, os espanhóis Júlio Rapado, Kayto, Mago Rafa e Paulino Gil, o norte-americano Dandy Punk, o japonês Kaminaro, os argentinos Lebart e Mago Daba, o brasileiro Diogo Alvares, o cubano Raul Camaguey, o australiano Raymond Crowe, o italiano Vittorio Marino e os portugueses Luís de Matos e Gabriel Ferreira são, além de Juan Esteban Varela, os mágicos do cartaz deste ano dos Encontro Mágicos de Coimbra. A programação é gratuita, à exceção das galas internacionais que decorrem no CSF (bilhetes a 15 euros; à venda na bilheteira do CSF, BOL online e lojas FNAC).