Feira das Cebolas termina hoje na Praça Velha

É hoje o último dia da 32 ª edição da Feira das Cebolas, uma reposição da secular feira de S. Bartolomeu, que está a decorrer na Praça do Comércio. Um certame coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Associação Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova de Cernache”, que tem animado a Baixa da cidade desde o dia 12 de agosto. A feira acolhe, durante o dia, os tradicionais ceboleiros de Vila Nova, que ali vão vender as típicas tranças de cebolas. A noite é reservada à promoção da gastronomia, da doçaria e do folclore e etnografia da região do Mondego, contando com espetáculos musicais que garantem a animação do espaço.

Quem passar hoje pela Praça Velha ainda tem oportunidade de ver os tradicionais ceboleiros de Vila Nova, Cernache, a venderem as típicas tranças de cebolas. Uma tradição que atrai a população local e que também desperta a curiosidade dos turistas que estão de visita à cidade. Já à noite, o espaço serve de promoção da gastronomia e doçaria típica do concelho, que pode ser apreciada na tradicional “Tasquinha do Timpanas”. Lá, é possível provar um excelente caldo verde, sardinha de pasta, chouriço caseiro, pataniscas de bacalhau, arroz doce, as escarpeadas ou o “bolo de festa”.

Ontem a Praça Velha encheu-se de gente, numa noite animada pela atuação do Grupo de Concertinas “Foles e Cantorias de Santa-Clara” (Coimbra) e do Rancho Folclórico e Etnográfico de Vale de Açores (Mortágua). Hoje, no encerramento do evento, a animação está por conta do Grupo Folclórico anfitrião, “Os Camponeses de Vila Nova de Cernache”, (com atuação marcada para as 22h00), do Grupo Folclórico São João Batista de Nogueira (Braga) e do Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos HUC (Coimbra).