Gloriosos Rolls-Royce em passeio por Coimbra

Quem passou hoje na Praça 8 de Maio deparou-se com quase duas dezenas de antigos Rolls-Royce estacionados. As relíquias integram uma comitiva do Rolls-Royce 20 Ghost Club que este mês cumpre o Iberian Peninsular Tour. Os seus tripulantes foram recebidos, esta manhã, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, no Salão Nobre dos Paços do Município. A vereadora da Cultura e Turismo da CMC, Carina Gomes, e John Stuttard, presidente do 20 Ghost Club (e antigo presidente da Câmara de Londres) também estiveram presentes no evento.

Manuel Machado começou por recordar a visita de alguns dos membros do 20 Ghost Club, a Coimbra, há cerca de 25 anos, agradecendo esta nova visita. “Temos muita honra em receber-vos na nossa cidade”, afirmou o autarca, referindo que “é uma mostra notável de carros antigos”.

O edil relembrou alguns dos laços que unem Portugal e a Inglaterra, tendo referido, entre outros aspetos, o apoio dos britânicos quando Portugal foi palco das invasões francesas. “São ligações que temos e que gostamos de respeitar; este intercâmbio e relacionamento têm decorrido de modo construtivo”, afirmou Manuel Machado. Cada uma das tripulações recebeu uma medalha alusiva a esta sua passagem por Coimbra.

Depois da receção nos Paços do Conselho, o presidente da CMC acompanhou a comitiva a uma visita ao Mosteiro e à Igreja de Santa Cruz. No encontro com os membros do Rolls-Royce 20 Ghost Club, Manuel Machado focou ainda factos históricos sobre Coimbra e personagens com peso na História que passaram pela cidade.

Do programa da visita a Coimbra do 20 Ghost Club constava ainda um almoço a bordo do Basófias, uma visita à Universidade de Coimbra e um jantar no Hotel Palace do Bussaco.

Desafiado a calcular o valor deste conjunto de carros, John Stuttard indicou que o mais barato vale cerca de 100 mil euros, ao passo que o modelo mais valioso, anterior à I Guerra Mundial, ascende a dois milhões de euros.

O 20 Ghost Club foi inaugurado em 26 de maio de 1949 por um grupo de proprietários dedicados à preservação de automóveis Rolls-Royce anteriores a 1940, preocupados com o risco de serem perdidos. Trata-se do mais antigo clube Rolls-Royce do mundo.

No clube da conceituada marca inglesa não são admitidos Bentley ou Rolls-Royce pós-guerra. O 20 Ghost Club é composto por pessoas que gostam de conduzir e compartilhar o entusiasmo pelos modelos antigos de "o melhor carro do mundo". Para mais informações consulte o sítio https://20-ghost.org/.