Agenda

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) promove, no Mercado Municipal D. Pedro V (no antigo Posto Municipal de Turismo), uma exposição/venda de presépios artesanais, com abertura a 11 de dezembro e encerramento no dia 6 de janeiro de 2018. A iniciativa decorre no âmbito da programação de Natal e Fim de Ano 2017, e tem como intuito a promoção do trabalho desenvolvido pelas mãos de artesãos portugueses, destacando a representação artística de uma das mais antigas formas de interpretação da natividade – o Presépio. Serão…
No próximo sábado, dia 9 de dezembro, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) realiza mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano que, desta vez, apresentará aos transeuntes da Baixa um misto de criações que destacarão a época natalícia. O evento encerra o ciclo 2017 deste projeto da CMC, que decorre nos segundos sábados, de março a dezembro, reforçando a crescente dinamização cultural e social das principais artérias do coração da cidade. Entre as 10h00 e as 17h30, e por entre as ruas Visconde da…
Uma exposição de brinquedos antigos estará patente ao público, de 6 de dezembro (próxima quarta-feira) até 6 de janeiro de 2018, na Galeria Ferrer Correia (Casa Municipal da Cultura). A exposição, sobretudo nesta quadra natalícia, remete-nos para a universalidade do ato de brincar. Pretende, assim, mostrar às crianças de hoje os brinquedos que faziam parte do imaginário infantil das gerações passadas. As peças expostas são nacionais mas, também, provenientes de vários países da Europa. Pertencem, maioritariamente, a colecionadores particulares sendo algumas delas propriedade do Município.…
Dois concertos, programados para a próxima sexta-feira, 8 de dezembro, encerram o III Ciclo de Concertos Coimbra (CCC), iniciativa organizada pela CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – CXAAC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra. O primeiro, a cargo do Coro Sinfónico Inês de Castro, acontece às 18h00, no Grande Auditório do Convento São Francisco, com a interpretação do “Requiem Alemão op.45”, de J. Brahms; o segundo, decorrerá na Sé Nova, a partir das 21h30, protagonizado por Paulo Bernardino, por ocasião da comemoração…
O coro Alma de Coimbra protagoniza o próximo concerto do III Ciclo de Concertos Coimbra (CCC), iniciativa organizada pela CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – CXAAC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, que decorre no dia 1 de dezembro, pelas 21h30, na Antiga Igreja do Convento São Francisco. Antigos alunos da Universidade de Coimbra, hoje dispersos pelo país, encontram na música um espaço agregador e propiciador do cultivo dos ideais que pautaram os seus anos de vida académica. Tendo como núcleo central…
“(En)cont(ro) com as tradições”, assim se designa o serão cultural que a Câmara Municipal de Coimbra organiza, na Biblioteca Anexa Municipal de Almalaguês, no dia 30 de novembro, às 21h00, juntando no espaço municipal a população local mais idosa que, desde fevereiro, acedeu ao repto lançado pelo Município para partilhar, em encontros mensais, em modo de tertúlia, vivências e recordações da sua infância, recontando-as, de forma descontraída e informal, dando assim corpo ao projeto municipal “Trico(n)tando estórias”. Este evento assinala o fim de uma iniciativa…
“O menino que sonhava com uma casa de chocolate”, de autoria de Susana Campos, é o livro que será apresentado na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), no dia 2 de dezembro (sábado), às 16h00. A apresentação estará a cargo de Carla Cristina Fernandes (professora de Português e professora bibliotecária). Com este livro, a autora traz a público uma obra infanto-juvenil cuja temática alcança uma importância social e literária cada vez mais vincada, a avaliar pela junção do seu papel social à…
As poetas Maria Helena Teixeira e Carla Furtado Ribeiro são as convidadas da próxima sessão do ciclo mensal “Coimbra (t)em Poesia”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, que irá decorrer na Casa da Escrita (Rua Dr. João Jacintho, n.º 8). A iniciativa decorre na próxima quarta-feira, dia 29 de novembro, a partir das 18h15 e tem entrada livre. Maria Helena Teixeira nasceu no Porto. Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e é, desde 1973, docente no Departamento de Química…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza mais uma sessão integrada no ciclo de palestras denominado “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos”. Luís Alvélos (cantor) estará no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da CMC (situado na Torre de Anto), na próxima quarta-feira, 29 de novembro, a partir das 18h30, para partilhar o seu percurso e intervenção na Canção de Coimbra dos Anos 90. Luís Alvélos nasceu em 1996. Engenheiro eletrotécnico de profissão foi uma das vozes mais importantes da geração dos anos…
O próximo concerto integrado no III Ciclo de Concertos Coimbra (CCC), iniciativa organizada pela CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – CXAAC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, tem como protagonistas os laureados do Concurso de Música de Câmara CulturXis, co-organizado com o projeto 23 Milhas. Apresentam-se a solo Ana Beatriz (soprano), Gustavo Afonso (piano), Catarina Silva (acordéon) e Inês Arede (clarinete) oferecendo um momento musical em que serão interpretadas peças célebres do repertório para piano, canto, clarinete e acordeon. III Ciclo de…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organizará, no próximo dia 22 de novembro, das 15h00 às 17h30, na Casa-Museu Miguel Torga, mais uma sessão da iniciativa “Café com Torga”, que incidirá sobre o tema “O Rio Mondego na escrita de Miguel Torga e outros autores: Eurico Machado Costa e a obra A Princesa do Mondego”. A iniciativa, que abordará a relação da obra do escritor com o Rio Mondego, cruzando-a com a perspetiva de outros autores sobre a mesma temática, contará com a presença do…
A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) acolhe, no próximo sábado, dia 11 de novembro, pelas 16h00, a apresentação da obra “O Sentir Cigano no Ensino Recorrente – da escola e trabalho ao bem-estar subjectivo”, de Luísa Esteves Silva, que estará a cargo de Lisete de Matos (professora). O livro resulta da dissertação do Curso de Mestrado em Educação de Adultos, que Luísa Esteves Silva concluiu em 2003, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Trata-se de…
Alfonso Beneti e Mikos Korsakov – recital de Violoncelo e Piano12 nov. | 18h00 | Auditório da Casa Museu Bissaya Barreto O próximo concerto integrado no III Ciclo de Concertos Coimbra (CCC), iniciativa organizada pela CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – CXAAC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, tem carácter solidário, já que as receitas do concerto reverterão a favor das famílias afetadas pelos incêndios, através da Fundação de Aurélio Amaro Diniz. O concerto de violoncelo e piano, do duo formado pelos…
No próximo sábado, dia 11 de novembro, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano, evento que se distribui por entre as ruas Visconde da Luz, Ferreira Borges e Largo da Portagem, entre as 10h00 e as 17h30. Espera-se cerca de uma centena de expositores oriundos de vários pontos do país que, assíduos ou estreantes no evento, criam produtos de cariz urbano e de utilização múltipla, alguns de assinatura exclusiva, que imprimem um cariz cada vez mais empreendedor…
A Associação Fila K Cineclube apresenta, em Coimbra, o Ciclo de Cinema “Doclisboa, carta branca”. Este ciclo é composto por seis sessões fílmicas em português, exibidas na Escola Superior de Educação de Coimbra, às terças-feiras, pelas 21h30, nos meses de novembro e dezembro. O Doclisboa cumpre, em 2017, 15 anos de existência e é o principal responsável pela promoção e divulgação do documentário nacional e internacional. A Fila K Cineclube enviou uma carta branca ao Doclisboa com o objetivo de criar um olhar retrospetivo sobre…
Nos próximos dias 9, 10 e 11 de novembro, o Convento São Francisco será o palco do Festival Lux Interior. Coorganizado pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e a Lux Records, o Festival será um epítome da atividade da editora conimbricense fundada em 1996, e, sobretudo, uma nova oportunidade para a produção musical da cidade. O preço dos bilhetes diários varia entre os 10 e os 15 euros, consoante os espetáculos, havendo ainda descontos para estudantes, menores de 30 e maiores de 65 anos, bem…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza, na Casa-Museu Miguel Torga, na próxima sexta-feira (10 de novembro), um magusto à moda de Trás-os-Montes, região natal do médico/escritor Adolfo Rocha/Miguel Torga, que habitou aquele espaço durante mais de quarenta anos. O Dia de São Martinho serve, assim, de pretexto para a CMC envolver o Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra numa tradição transmontana que Torga mantinha na sua cidade adotiva. O programa inclui, a partir das 18h30, uma apresentação pelo grupo de instrumentos da Academia de…
“Memorizar Coimbra” é a designação da iniciativa de carácter expositivo que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) implementará, a partir do mês de novembro, com caráter regular e de continuidade, tendo por base um tema comum – Coimbra –. A iniciativa irá decorrer na Biblioteca Municipal Coimbra, instalada na Casa Municipal da Cultura. Além de dinamizar o equipamento municipal, este projeto de âmbito cultural cumpre o propósito de divulgar e valorizar o acervo municipal, designadamente, aquele existente no serviço da Imagoteca da Biblioteca Municipal de…
A Feira de Exposição e Mostra de Velharias de Coimbra regressa à Praça do Comércio, amanhã, das 9h00 às 19h00, para mais um dia que liga o passado ao presente, num espaço historicamente dedicado às trocas comerciais. A iniciativa constitui uma referência no panorama nacional deste tipo de eventos, reunindo, em Coimbra, inúmeros feirantes, provenientes de diversos pontos do país. Apresentam-se objetos relacionados com diferentes setores de atividade, dando azo à troca/venda de antiguidades, desde utensílios domésticos, decorativos, concebidos em cerâmica, vidro, latoaria, peças de…
O III Ciclo de Concertos Coimbra (CCC), iniciativa organizada pela CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – CXAAC, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, conta com a presença de Lucas Thomazinho, brasileiro, dos mais prestigiados pianistas a nível mundial, para um recital que decorrerá no dia 31 de outubro, às 21h30, no auditório do Conservatório de Música de Coimbra. Lucas Thomazinho apresenta-se no Ciclo de Concertos de Coimbra com obras extremamente apelativas para o grande público, como as variações sobre o expressivo tema…