Agenda

A Gala Solidária para com as vítimas dos fogos florestais foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, na sede do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (CAOUC). A apresentação da gala contou com a participação do presidente do CAOUC, Santos Cabral, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, da vereadora da Cultura da CMC, Carina Gomes, entre outras personalidades e artistas presentes. Esta é uma gala que surge da vontade de um grupo de artistas, à qual a CMC se…
O Teatro O Bando em coprodução com a Câmara Municipal de Coimbra / Convento São Francisco enfrenta a quimérica missão de levar à cena Inferno, primeira estação de A divina comédia, poema épico da literatura mundial, obra maior do italiano Dante Alighieri. O Inferno está no meio de nós. Cá fora. Cá dentro. Questionamo-nos sobre a existência e a humanidade possíveis nos dias que hoje atravessamos. Viajamos. Abrimos as portas inferiores. Alteramos escalas e níveis de percepção. Observamos de muito longe. Vemos ao microscópio. Ouvimos…
O Dia do Marinheiro, comemorado a 25 de junho, é o mote para a visita acompanhada que a Câmara Municipal de Coimbra promove no dia 23 de junho (sexta-feira), às 11h00, com acesso livre. “A Interculturalidade na Coleção Telo de Morais” é o tema da visita que realça a época do início das descobertas portuguesas, no séc. XIV, altura em que Portugal se revela como a principal potência marítima global e uma das maiores potências económicas europeias do séc. XVI. Os navegadores chegam à Índia…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) realiza, no próximo domingo (25 de junho), o Torneio de Armas a Cavalo, que esteve previsto concretizar-se, no âmbito da 25ª edição da Feira Medieval de Coimbra, no passado dia 18, mas foi cancelado devido à tragédia que se abate sobre o país e que levou o Governo a decretar três dias de luto nacional pelas vítimas do incêndio de Pedrógão Grande. O torneio medieval decorrerá no Terreiro de Santa Clara-a-Velha, a partir das 18h00. Trata-se de um acontecimento…
O Dia Mundial do Vento (comemorado a 15 de junho) é uma efeméride que inspirou uma visita acompanhada que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) proporciona, amanhã, às 11h00, com acesso livre. A visita escolhida para comemorar o Dia Mundial do Vento designa-se “Cataventos da Baixa de Coimbra”. Desenrola-se num percurso da Portagem à Rua da Sofia em que os participantes poderão apreciar alguns cataventos existentes em sítios tradicionais e (re)ver, durante o trajeto, outros pormenores arquitetónicos em ferro, como é o caso, a título…
Ney Matogrosso vem ao grande auditório do Convento São Francisco, na próxima quarta-feira, apresentar o seu mais recente trabalho, intitulado “Atento aos Sinais”. Este disco resulta da gravação em estúdio do projeto com o mesmo nome, que o músico estreou ao vivo, em fevereiro de 2013. Numa performance exuberante e hipnótica, o artista brasileiro mergulha de cabeça num repertório sem concessões, recusando, como sempre, enveredar pelo caminho mais fácil. Muito premiado e celebrado pelo público, “Atento aos Sinais” é uma superprodução que conta com Sacha…
A Feira Medieval de Coimbra, organizada pela Câmara Municipal, comemora 25 anos de existência em 2017, pelo que a edição deste ano conta com programação reforçada, que desta vez se estende por três dias, realizando-se nos próximos dias 16, 17 e 18 de junho. A essência, essa mantém-se como há um quarto de século, quando este certame foi pioneiro a nível nacional, procurando reproduzir o ambiente da Idade Média em distintos locais da cidade e nas duas margens do Rio Mondego: Mosteiro de Santa Clara-a-Velha,…
No próximo dia 11 de junho, o grande auditório do Convento São Francisco acolhe, pelas 16h30, o concerto final “Na Música Todos Contam”, integrado na programação da Feira Cultural de Coimbra. “Na Música Todos Contam” resulta de um projeto educativo, social e intergeracional promovido pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e desenvolvido pela Orquestra Clássica do Centro (OCC). O Município promove, desde Abril de 2017, em doze escolas básicas do 1.º ciclo (EB1) da rede pública municipal e em doze Instituições Particulares de Solidariedade Social…
A edição de 2017 dos “Sons da Cidade”, que acontece entre os próximos dias 17 e 24 de junho, foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, na Feira Cultural de Coimbra, junto ao espaço RUAS (Recriar a Universidade, Alta e Sofia). “A Língua, Vozes que viajam” é o tema desta edição, que celebra o 4.º aniversário da classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia como Património Mundial da UNESCO. Estiveram presentes neste encontro com os jornalistas, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de…
O músico António Zambujo apresenta, amanhã, pelas 22h00, o seu mais recente trabalho, “Até Pensei Que Fosse Minha”, no grande auditório do Convento São Francisco. Um espetáculo que, desde cedo, registou grande procura, pelo que a sala se encontra esgotada. Editado em Outubro passado, o novo disco é composto integralmente por versões de temas de Chico Buarque. António Zambujo teve o próprio mestre da Música Popular Brasileira (MPB) ao seu lado neste trabalho, com um papel ativo na sua produção e participação especial num dos…
No próximo sábado, 10 de junho, a Câmara Municipal de Coimbra realiza mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano. Desta vez, tendo em conta a época que se avizinha, o evento é dedicado aos Santos Populares. Não faltarão, assim, alusões à temática, seja pelos produtos apresentados, seja pela ornamentação das dezenas de expositores que estarão presentes na iniciativa. A Baixa da cidade volta a ser “anfitriã” da Feira de Artesanato Urbano, que decorrerá nas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e no Largo…
No âmbito da programação cultural que a Câmara Municipal de Coimbra realiza na Casa da Escrita, o espaço acolherá, amanhã, 9 de junho, a partir das 18h00, o evento “A Urgência da Mudança”, um projeto multimédia centrado na obra do poeta e realizador Fernando Figueirinhas. A iniciativa contempla três diferentes momentos: a apresentação do projeto “A Urgência da Mudança” e do poeta a ele associado, por Mizé Fernandes (professora); a exibição do filme "Razão de Ser" e excertos dos documentários "Pedras que falam" e "Projecto…
O autor tema da edição de junho do ciclo mensal “Coimbra (t)em Poesia”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, na Casa da Escrita (Rua Dr. João Jacintho, n.º 8) nasceu em Coimbra, em 1487. Francisco de Sá de Miranda é, pois, o poeta que Rita Marnoto (professora da Faculdade de Letras e do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra) abordará, amanhã (terça-feira), a partir das 18h15, no âmbito do projeto que se realiza na Casa da Escrita. Considerado um dos mais tradicionais poetas nacionais,…
No âmbito dos 40 anos da Companhia Nacional de Bailado, a Câmara Municipal de Coimbra acolhe, nos próximos dias 2 e 3 de junho, no Convento São Francisco, um programa magnífico, com propostas atrativas na área da dança para diversos públicos. Começamos por destacar o espetáculo de dança Roriz|Forsythe|Wellenkamp|Naharin, no palco do Grande Auditório do Convento São Francisco, sábado, dia 3 de junho, pelas 21h30. Neste espetáculo, o público terá a oportunidade de ver, ou rever, quatro peças que foram recebidas com grande êxito em…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) propõe, no âmbito da sua programação cultural regular, mais uma sessão integrada no ciclo de palestras denominado “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos”. Hoje, o Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da CMC (situado na Torre de Anto) recebe, a partir das 18h30, António Vicente, para uma preleção na qual dará testemunho do seu tempo de estudante na Universidade de Coimbra, bem como do seu contributo, enquanto instrumentista, vocalista e autor de inúmeros temas ligados à vida…
A Galeria Ferrer Correia (Casa Municipal da Cultura) tem patente ao público uma exposição de artes plásticas, de autoria de Afonso Carvalho, intitulada “VoO”. A mostra integra um conjunto de trabalhos que, no entender do artista plástico, correspondem à mais recente paragem na partilha do meu trabalho com o gesto, aquele que ingenuamente segura em si a ideia, aquele que logo ali a transmite à matéria básica, aquele que a faz emergir em sons complexos do trabalho com as ferramentas, aquele que deixa o seu…
O concerto do Dia da Brigada de Intervenção (BrigInt), que vai decorrer no dia 30 de maio, pelas 21h30, no Convento São Francisco (CSF), foi ontem apresentado numa conferência de imprensa que teve lugar no Café Concerto do CSF. Um espetáculo aberto à cidade, que celebra mais um Dia da BrigInt e que junta em palco o Destacamento do Norte da Banda do Exército, o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e o tenor Nuno Silva. “Vai ser um concerto de grande qualidade”,…
A Feira Cultural de Coimbra 2017, que vai decorrer entre os próximos dias 2 e 11 de junho, no Parque Dr. Manuel Braga, foi hoje apresentada, numa conferência de imprensa que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, pela vereadora da Cultura, Carina Gomes, e pelo vereador da Educação, Jorge Alves. São dez dias de uma oferta cultural diversificada, que cruza áreas como a literatura, o artesanato, a gastronomia, a música, as artes plásticas,…
Sílvia Pérez Cruz é considerada uma das vozes mais arrebatadoras surgidas recentemente na Península Ibérica. A cantora de origem espanhola foi, desde muito jovem, influenciada pelo universo da música popular latino-americana e do seu país. Mais tarde, estudou clássica, jazz e deixou-se contagiar pelo flamenco. Este percurso, marcado pelo cruzamento de diversas linguagens musicais, reflete-se numa forma de cantar que é única e inconfundível. Fiel aos diferentes estilos que aborda, Sílvia Pérez Cruz nunca deixa de cantar de uma forma que é só sua e…
A exposição “Actores Urbanos #05”, uma coprodução da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Cultural Itinerários Contemporâneos – Zero (ICZero), está patente na Sala da Cidade, em Coimbra, situada na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, num espaço contíguo aos Paços do Município, até ao dia 24 de junho. Trata-se de uma exposição que reúne trabalhos de sete artistas plásticos – António Azenha, Benvinda Araújo, Jorge Simões, José Higino, José Carlos Nascimento, José Vieira e Rodrigo Canhão – e que fecha um ciclo que se…