Agenda

No próximo sábado (12 de agosto), a Câmara Municipal de Coimbra realiza mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano. O evento decorrerá na Baixa da cidade, distribuído pelas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, entre as 10h00 e as 18h30. A iniciativa, um contributo do Município para a crescente dinamização das principais artérias do centro, numa época em que a cidade é, também, escolhida como um dos principais destinos turísticos, contará com cerca de setenta expositores. São, na sua maioria, oriundos da Região…
A Praça do Comércio, em Coimbra, acolhe a 32.ª edição da Feira das Cebolas, de 12 a 19 de agosto, uma reposição da antiga Feira de S. Bartolomeu, que conta séculos de existência. Com abertura oficial no próximo sábado, dia 12, pelas 22h00, a Feira das Cebolas animará a antiga Praça Velha durante oito dias, fruto de uma coorganização da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova de Cernache”. No período diurno, o espaço acolherá aqueles que cultivam…
No próximo sábado (12 de agosto) cumpre-se mais uma data evocativa do nascimento de Miguel Torga, a 12 de agosto de 1907, em Sabrosa, Vila Real. Para difundir a memória da obra do poeta e prosador (e médico Adolfo Rocha), assim como o espaço onde viveu, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) evoca este grande vulto da literatura, através de uma programação que engloba a abertura da Casa-Museu, uma visita guiada com percurso dedicado à vivência de Torga em Coimbra, uma palestra e um apontamento…
A Câmara Municipal de Coimbra dá seguimento ao seu programa de visitas guiadas. Um conjunto de atividades que tem agradado aos munícipes e visitantes e registado uma procura crescente, a que não é alheia a aposta do Município no aumento da qualidade destes percursos culturais e respetiva diversificação. Durante o mês de agosto de 2017, estão previstas as seguintes visitas: Dia 12, 15h00: Coimbra dos Escritores – “Coimbra n’ A Criação do Mundo de Miguel Torga” Visita guiada a espaços exteriores associados ao percurso estudantil,…
Quem passar nas ruas principais e alguns dos largos e praças da Baixa de Coimbra, no próximo dia 5 de agosto (sábado), não ficará indiferente a mais uma das iniciativas que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza, com o intuito de revivificar esta zona emblemática da cidade, ao cruzar-se com uma espécie de galeria de arte ao ar livre, neste caso um conjunto heterogéneo de Estátuas Vivas ali presentes, entre as 10h30 e as 13h00 e entre as 16h30 e as 19h00. A mostra…
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra apresentam: Anozero '17[Warm Up] — Ciclo de Cinema Curar e Reparar* Antecâmara | De abril a dezembro de 2017 9 sessões, todas as últimas terças-feiras de cada mês, de abril a dezembro, sempre às 21h40, repartidas pelos espaços do Conservatório de Música de Coimbra, do Mosteiro Santa Clara-A-Velha e da Sala Círculo Sereia (Casa Municipal da Cultura, Piso -1). SINOPSE: Zelig é um mockumentary ou falso documentário sobre…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza mais uma sessão integrada no ciclo de palestras denominado “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos”. O Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da CMC (situado na Torre de Anto) recebe, assim, na próxima quarta-feira (26 de julho), a partir das 18h30, Fernando Monteiro, colaborador em escolas de fado criadas nos anos 70 e 80, em Coimbra, onde ensinou guitarra e viola e ensaiou cantores da Canção de Coimbra, muitos dos quais se organizaram em grupos que…
A Câmara Municipal de Coimbra expõe ao público, na Galeria Almedina (junto ao Arco de Almedina), a partir da próxima quinta-feira (20 de julho), a exposição de fotografia intitulada “Pequenos Paraísos | Nostalgias Rurais”, de autoria de Fernando Alegre. Sobre a exposição, o artista plástico revela-nos: “Este conjunto de fotografias testemunha os vários paraísos por onde deambulei, muitos deles já recentemente desaparecidos. Incêndios, tempestades, abandono, negligências… puseram termo a alguns dos lugares fotografados. Deles restam apenas as imagens e o profundo pesar de um património…
A exposição “Metamorfoses”, de Arpad Szenes, inaugura no dia 19 de julho (quarta-feira), às 18h00, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Municipal – Edifício Chiado (Rua Ferreira Borges, 85), estando patente ao público até ao próximo dia 3 de setembro. A mostra integra-se no 9.º Festival das Artes, este ano dedicado ao tema “Metamorfoses”, que decorre até 23 de julho, com organização da Fundação Inês de Castro e apoio da CMC. Com curadoria de Marina Bairrão Ruivo, a produção desta exposição foi feita em…
A Casa da Escrita e a Casa-Museu Miguel Torga, dois equipamentos da Câmara Municipal de Coimbra que remetem os seus visitantes para o universo da vida e obra de dois vultos da cultura e da literatura do século XX – respetivamente, João José Cochofel e Miguel Torga – acolhem, nas próximas semanas, atividades de âmbito cultural, de acesso gratuito, para crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos. Na Casa da Escrita, além da visita ao espaço, potencia-se o jardim…
Integrado na Exposição “Carlos de Oliveira: a parte submersa do iceberg”, o Museu do Neo-Realismo, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, organiza hoje, dia 13 de julho, às 16h00, na Casa da Escrita, o Colóquio “Carlos de Oliveira e a geração neo-realista coimbrã”, que conta com as presenças de Eduardo Lourenço, António Apolinário Lourenço e António Pedro Pita, e moderação de Osvaldo Silvestre, curador da exposição.
Em época de Festas da Cidade de Coimbra, a Feira de Artesanato Urbano volta a encher a Baixa de movimento e criatividade trazidos pelas mãos de cerca de oitenta expositores que integram o evento de julho. A iniciativa decorre no próximo sábado, dia 8, e distribui-se pelas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz e Largo da Portagem. Assíduos, mensalmente, no evento, ou a participar pela primeira vez, oriundos de diversos pontos do país (ainda que com uma mais expressiva representação da região Centro) darão…
A Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra acolhe, no próximo sábado, 8 de julho, às 16h00, a apresentação da obra “O Manto que Estendi”, de Maria Emília Santos, a cargo de Isabel Santos Lopes, mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra. Maria Emília Santos nasceu em 1966, em Alvite, Moimenta da Beira. É assistente social na Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã (ARCIL) e presidente da Delegação Regional do Centro da Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS). Vive…
O espectáculo de Ana Bento e Bruno Pinto que agora se apresenta no Convento São Francisco é um concerto encenado, pensado especialmente para a infância (desde tenra idade) e para um público familiar onde o rock é, sem dúvida, o fio condutor de todo o projeto e aquele que mais sobressai das múltiplas influências dos seus autores. O desafio está lançado: embarcar nesta incrível viagem que tem como anfitriões o Capitão Barba Rija e o Pirata X. Em conjunto e através de músicas e sonoridades…
O livro “António Arnaut – Fotobiografia”, com coordenação de Isabel de Carvalho Garcia conta com 512 páginas em policromia. A obra é dedicada à vida de António Arnaut, desde o seu nascimento até à atualidade. Vários textos do fotobiografado acompanham este livro dividido em 7 capítulos: 1. Uma vida, 2. Cidadão e político, 3. Serviço Nacional de Saúde, 4. O escritor, 5. O maçon, 6. O advogado, 7. Doutoramento Honoris Causa e outras homenagens. Foram convidados a escreverem textos alguns dos seus amigos de infância,…
“A Book of Measure ”, obra de autoria do poeta americano Michael Franco, estará no centro de uma iniciativa a decorrer amanhã, 1 de julho, às 16h00, na Casa da Escrita. Com tradução e interpretação de Isabel Pinto Franco, a obra será alvo de uma leitura bilingue a que se juntará uma conversa, a partir da obra, conduzida por Graça Capinha (professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Michael Franco é um poeta, dramaturgo e artista. Foi colaborador da revista “Lift” e membro…
A Câmara Municipal de Coimbra criou um programa de ateliers de verão que denomina de “Férias Mágicas: Ler, Ouvir e Fazer… tudo pode acontecer!”, dirigido a crianças e jovens entre os 5 e os 13 anos de idade. As atividades decorrem de julho a setembro. São atividades de leitura, expressão plástica, informação recreativa, cinema, lúdicas e didáticas, preparadas com base nos fundos bibliográficos existentes na Biblioteca Municipal de Coimbra. Com recurso a inúmeros materiais, tentando ir de encontro aos gostos dos utilizadores de cada um…
A Câmara Municipal de Coimbra apresenta uma recriação histórica da época do Foral Manuelino e da sua entrega ao concelho de Coimbra, no dia 5 de julho (quarta-feira), através de um cortejo, protagonizado pela Companhia de Teatro e Recriação Histórica Bombarda, que tem início às 14h30, junto do atual edifício dos Paços do Concelho (Praça 8 de Maio), terminando junto à Porta/Torre de Almedina, antiga Sede da vereação, com a demonstração de armas, danças, bailias e folguedos. A iniciativa decorre no âmbito das Festas da…
O grande auditório do Convento São Francisco (CSF) recebe, no próximo dia 4 de julho (feriado municipal), pelas 18h30, um concerto da Orquestra Clássica do Centro & Pensão Flor, oferecido pela autarquia aos munícipes de Coimbra por ocasião das Festas da Cidade de Coimbra 2017. O espetáculo contará com a apresentação de um trabalho conjunto, numa viagem pelos dois discos editados pela Pensão Flor - “O caso da Pensão Flor" e “Sul". O levantamento dos bilhetes, gratuitos, terá de ser efetuado presencialmente. Para o efeito,…
É inaugurada, no próximo dia 7 de julho (sexta-feira), às 17h30, na Galeria Ferrer Correia (Casa Municipal da Cultura), a exposição de Pintura “A Expressão do Belo, Através dos Sentidos”, que reúne trabalhos de Maria Menezes. Nascida em Moçambique, em 1952, estudou em Coimbra, cidade onde teve oportunidade de cruzar-se com diferentes expressões, da música à dança clássica. Nestes últimos anos, dedica-se à pintura a óleo, estilo impressionista, onde se iniciou com professores como Carlos Faria, José Almeida, Joana Corteza, Carmo Romão e José Ferrer.…