Agenda

O Ciclo “Coimbra (t)em Poesia”, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, regressa à Casa da Escrita (Rua Dr. João Jacintho, n.º 8), no próximo dia 19 de outubro, pelas 18h15, com uma sessão da Oficina de Poesia, protagonizada por Graça Capinha, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). SINOPSE | A Oficina de Poesia (1996-2013) foi um curso livre, um projeto (dentro de um projeto coletivo maior, CES/FCT) e uma revista (Oficina de Poesia. Revista da Palavra e da Imagem - FLUC,…
“Sabe tão bem ir à Escola!”, até 10 de novembro, para público escolar Em novo ano letivo, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) proporciona uma nova viagem ao universo das narrativas infantis, até ao próximo dia 10 de novembro. A iniciativa é dedicada ao público escolar (pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico) das instituições localizadas em diferentes freguesias do concelho. Com a Hora do Conto, que intitulou Sabe tão bem ir à escola!, a CMC chega às crianças, apresentando uma série de três…
MUNDO INTERIORJoão Garcia Miguel e João Paulo SantosCirco contemporâneoConvento São Francisco | Grande Auditório 13 outubro | 21h30M/12 | 70 min Bilhete geral: 12 euros | Estudantes, menores de 30, maiores de 65 e grupos ≥10 pessoas: 10 euros | Bilhete especial alunos de artes do espetáculo: 6 euros “É uma singular mistura entre teatro e circo, há uma voz interior que se ouve pelas colunas, há um ator, há uma lenda a ser contada em forma de sussurro, é um espetáculo que nos faz…
A Câmara Municipal de Coimbra realiza mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano, no próximo sábado, dia 14 de outubro. O evento decorrerá entre as 10h00 e as 18h30, no eixo pedonal que liga o Largo da Portagem à Rua Visconde da Luz. Prevê-se a presença de cerca de uma centena de expositores que voltam a conferir um maior colorido às principais artérias da Baixa, proporcionando uma mais expressiva movimentação de pessoas. A organização espera, pois, que o público aceda ao convite da Câmara…
17 de outubro | Dia Mundial da Alimentação Horário: das 10h00 às 14h00 (cadência regular de 1 hora) À mesa na coleção!* Edifício Chiado Público: jardim-de-infância, 1º e 2º ciclos Inscrições gratuitas: T. 239 840 754 | museu.municipal@cm-coimbra.pt * Atividade disponível até 18 de maio de 2018
A 14.ª edição da Exposição de Espantalhos, organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, vai emprestar um colorido diferente ao Parque Dr. Manuel Braga, no próximo dia 14 de outubro, entre as 10h00 e as 17h30. Esperam-se inúmeros visitantes, sobretudo famílias, até porque algumas das propostas recreativas são dirigidas aos mais pequenos, mas, por certo, constituirão motivo de satisfação também para os mais velhos, remetendo-os para vivências de expressão cultural popular que fazem parte da memória coletiva. Além da presença de um vasto e diversificado conjunto…
Apresentação do novo doce “Pedro e Inês” A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza, com a colaboração da Brigada de Intervenção, a IX Mostra de Doçaria Conventual e Regional de Coimbra, que decorre nos próximos dias 7 e 8 de outubro, no Quartel da Brigada de Intervenção (antigo Convento de Sant’Ana, junto ao Estabelecimento Prisional de Coimbra). A iniciativa que promove o nosso património doceiro estará de portas abertas, com entrada gratuita, no sábado, das 14h00 às 23h00, e, no domingo, entre as 10h00 e…
O livro “Rotas Circulares ”, de Jorge Arrimar (texto) e Mário Leitão (ilustração), será dado a conhecer na Casa da Escrita da Câmara Municipal de Coimbra, no próximo sábado, dia 30, às 16h30, com apresentação de José Carlos Seabra Pereira. Jorge Arrimar residia na ilha de S. Miguel, nos Açores, quando o Oriente começou a exercer um fascínio que o levou a mudar de horizontes. Chegou a Macau em 1985. Em Dezembro desse mesmo ano é publicado o seu primeiro poema de inspiração macaense, no…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) organiza nova sessão do ciclo de palestras “Canção de Coimbra: Memórias e Testemunhos”. Ricardo Dias (guitarra portuguesa) estará no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da CMC (situado na Torre de Anto), amanhã (27 de setembro), a partir das 18h30, para partilhar o seu percurso musical e a sua intervenção na Canção de Coimbra nos Anos 90. Ricardo Dias é fundador, atual sócio e gerente do Centro Cultural-Casa de Fados “àCapella” e um dos seus guitarristas residentes.…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) disponibiliza ao público infanto-juvenil, ainda durante este mês e em outubro, a atividade contos à tardinha (à exceção de um, com horário matinal), que inclui também uma oficina. De acesso gratuito, a contos à tardinha realiza-se no âmbito da programação da Biblioteca Infantil/Ludoteca (na Casa Municipal da Cultura). Agora que as férias chegaram ao fim e o regresso à escola assinala o reencontro dos mais pequenos com os amigos de todo o ano, a Biblioteca Infantil/Ludoteca convida à participação…
A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) convida a comunidade local e os visitantes da cidade a comemorar o Dia Mundial do Turismo, já no próximo dia 27 de setembro (quarta-feira). A Organização Mundial do Turismo, que instituiu, em 1980, o Dia Mundial do Turismo, dedica esta efeméride ao “Turismo Sustentável – Uma ferramenta para o desenvolvimento”. A edição desta celebração anual enfatiza a importância do turismo sustentável a nível social, cultural, económico e político e a sua ligação a uma maior consciencialização do rico património…
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra a Câmara Municipal de Coimbra e a Universidade de Coimbra apresentamAnozero '17 [Warm Up]— Ciclo de Cinema Curar e RepararAntecâmaraabr – dez> 9 sessões todas as últimas terças-feiras de cada mês, de abril a dezembro, sempre às 21h40 e repartidas pelos espaços do Conservatório de Música de Coimbra, do Mosteiro Santa Clara-A-Velha e da Sala Círculo Sereia. > 26 set Sala Círculo Sereia | 21h40*Ruínas* Ruins [Manuel Mozos, 2009] 1h > *Ruínas* Ruins [Manuel Mozos, 2009] 1hFragmentos de…
A Câmara Municipal de Coimbra organiza, na Casa da Escrita, um evento cultural que pretende festejar a chegada do Outono, que é o principal motivo da iniciativa “Festa Literária do Equinócio”, que celebrará o regresso da estação, nos próximos dias 21, 22 e 23 de setembro. Durante três dias, aliam-se várias ações literárias, uma feira do livro e uma mesa-redonda, a um jantar/concerto que junta o pianista Steffano Nanni e o tenor Giovanni D’Amore, para um serão que pretende ser uma viagem mágica pela música…
No próximo sábado (9 de setembro), a Câmara Municipal de Coimbra organiza nova edição das Feiras de Artesanato Urbano, evento que que se estende entre as ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges, das 10h00 às 18h30. Esperam-se cerca de setenta expositores de vários pontos do país que, assíduos ou estreantes no evento, criam produtos de cariz urbano e de utilização múltipla, com recurso a materiais e técnicas de conceção artesanal diversificados, alguns de assinatura exclusiva, que imprimem um cariz cada vez mais empreendedor e…
Amanhã, das 11h00 às 23h00, em dispersos locais da cidade, o Grupo de Arqueologia e Arte do Centro (GAAC) organiza, conjuntamente com a Câmara Municipal de Coimbra, uma série de iniciativas, no âmbito das Comemorações dos 150 Anos do Nascimento de Camilo Pessanha, que nasceu no dia 7 de setembro de 1867, em Coimbra. Conscientes da relevância deste acontecimento, CMC e GAAC assinalam a efeméride de uma forma honrosa e adequada, reavivando a memória de Pessanha na nossa cidade, com o objetivo de celebrar e…
“‘Quem tem medo de Virgínia Woolf?’ será a peça que melhor se identifica com o meu nome.” Estas foram palavras proferidas por Edward Albee, no programa do espetáculo apresentado em 1996, em Londres. A Câmara Municipal de Coimbra traz à cidade teatro de qualidade. É já no próximo dia 9, pelas 21h30, no grande auditório do Convento São Francisco. Quem tem medo de Virgínia Woolf? pode ser outra forma de dizer, como Albee, quem tem medo do lobo mau ou quem tem medo de uma…
Dando seguimento à iniciativa de visitas guiadas, organizadas pela Câmara Municipal de Coimbra, e que tem suscitado o agrado dos munícipes e visitantes, bem como uma procura crescente, a que não é alheia a aposta do Município no aumento da qualidade destas atividades culturais e sua diversificação, apresentamos o calendário para o mês de setembro de 2017. Para os próximo dias estão previstas as seguintes visitas: Dia 5, 15h00: Vivências nos Jardins – Lapa dos Esteios Visita guiada à Lapa dos Esteios, varanda natural sobre…
No próximo sábado (12 de agosto), a Câmara Municipal de Coimbra realiza mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano. O evento decorrerá na Baixa da cidade, distribuído pelas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, entre as 10h00 e as 18h30. A iniciativa, um contributo do Município para a crescente dinamização das principais artérias do centro, numa época em que a cidade é, também, escolhida como um dos principais destinos turísticos, contará com cerca de setenta expositores. São, na sua maioria, oriundos da Região…
A Praça do Comércio, em Coimbra, acolhe a 32.ª edição da Feira das Cebolas, de 12 a 19 de agosto, uma reposição da antiga Feira de S. Bartolomeu, que conta séculos de existência. Com abertura oficial no próximo sábado, dia 12, pelas 22h00, a Feira das Cebolas animará a antiga Praça Velha durante oito dias, fruto de uma coorganização da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Grupo Folclórico “Os Camponeses de Vila Nova de Cernache”. No período diurno, o espaço acolherá aqueles que cultivam…
No próximo sábado (12 de agosto) cumpre-se mais uma data evocativa do nascimento de Miguel Torga, a 12 de agosto de 1907, em Sabrosa, Vila Real. Para difundir a memória da obra do poeta e prosador (e médico Adolfo Rocha), assim como o espaço onde viveu, a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) evoca este grande vulto da literatura, através de uma programação que engloba a abertura da Casa-Museu, uma visita guiada com percurso dedicado à vivência de Torga em Coimbra, uma palestra e um apontamento…