CMC possibilita entradas gratuitas na Feira Popular 2017

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai apoiar a realização da Feira Popular de Coimbra 2017 – que, nesta edição, vai decorrer de 30 de junho a 16 de julho, na Praça da Canção – com um montante global de cerca de 70 mil euros: 20.146,50 euros referentes a isenção de taxas municipais e outros apoios prestados pelas diferentes unidades orgânicas da autarquia e cerca de 50 mil euros de apoio financeiro no sentido de possibilitar que as entradas na feira sejam gratuitas. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião de ontem do executivo municipal.

A Feira Popular de Coimbra é organizada pela União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas e conta, desde há muitos anos, com o apoio da CMC, que reconhece interesse municipal a este evento, por fazer já parte do imaginário de muitas gerações da região, por conter uma vertente de diversão transversal a todas as idades e estratos sociais e por movimentar a população, em grande número. Um evento que conquistou o seu espaço no calendário da animação urbana e que coincide com outra celebração que marca a agenda da cidade, as Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel.

A proposta que, este ano, foi à reunião do executivo municipal, continha uma novidade: a possibilidade das entradas na Feira Popular serem gratuitas para todo o público nesta edição de 2017, mediante uma comparticipação financeira da CMC. Uma possibilidade que foi analisada pelo executivo municipal, tendo por base a informação sobre o valor arrecadado com as entradas no evento nas edições de 2014 e 2015 (respetivamente, 43.683 euros e 49.483,50 euros). A proposta foi aprovada e vai ser oficializada ao abrigo de um contrato interadministrativo, a outorgar pela CMC e pela União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas.

O restante apoio da CMC à iniciativa soma 20.146,50 euros. Desse valor, a maior fatia (de 7158,80 euros) diz respeito à Divisão de Ambiente, que vai realizar a habitual limpeza e recolha de resíduos urbanos no recinto e limpeza da área envolvente à Praça da Canção. O apoio da autarquia foi ligeiramente reforçado ainda no que diz respeito à Divisão de Infraestruturas, Espaço Público e Trânsito (1474,70 euros) e às despesas indexadas ao Gabinete de Serviços Especiais, no qual se incluem os consumos de eletricidade (5143 euros). A verba manteve-se no serviço prestado pela Polícia Municipal (5854,80 euros), na Divisão de Espaços Verdes e Jardins (295,20 euros) e na isenção de taxas (220 euros).