Coimbra é a capital da robótica até domingo

Decorre em Coimbra, desde o passado dia 26 e terminando amanhã, o Festival de Robótica 2017 – Memorando, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário, tendo algumas palestras e workshops tido lugar nos pavilhões da Escola Silva Gaio. Esta é uma organização da Universidade de Coimbra (UC) e da Câmara Municipal de Coimbra (CMC). O festival é o maior encontro científico com competições de robótica que tem lugar em Portugal e se realiza desde 2001.

Durante os dias em que decorre o festival estão previstas competições de vários tipos de robôs, divididos em três categorias: juvenil, júnior e sénior. O evento abarca também a conferência internacional “IEE Internacional Conference on Autonomous Robots System and Competitions” (ICARSC).

Existe ainda a possibilidade de ver uma exposição na área da robótica, que inclui oficinas onde os visitantes podem interagir. Este certame inclui a realização de mais de uma dezena de oficinas de formação acreditadas para professores. Existem mesas de inovação, que são encontros com representantes da indústria, patrocinadores e representantes do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.
Aqui se espera que os representantes da indústria possam levantar problemas relacionados com a robótica, para os quais possam os pesquisadores propor algumas soluções, sendo que as melhores propostas vão ser selecionadas para incentivar parcerias de cooperação. Ao longo do dia 29 de abril existiu a possibilidade de as empresas interessadas contactarem com atuais estudantes de forma a agilizar o processo de recrutamento e procura de emprego.

Neste dia houve atividades de sensibilização, educação e formação dos estudantes para a inovação e empreendedorismo, com a participação de cerca de 500 elementos inscritos (alunos das escolas básicas, secundário, instituições de ensino superior e investigadores nas áreas da robótica e automação, nacionais e internacionais), bem como a presença de 10 mil visitantes vindos de todo o país.

O Memorando - Festival Nacional de Robótica 2017 tem como grandes objetivos motivar os alunos de escolas básicas e secundárias para a tecnologia avançada e multidisciplinar. Outro dos seus propósitos é contribuir para o desenvolvimento da investigação da robótica e da automação. Este festival propõe-se igualmente mostrar ao público em geral o interesse da robótica, a tecnologia e a ciência. Por fim, o festival irá fazer o apuramento das equipas portuguesas para a competição mundial do RoboCup.