Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C)

O Núcleo de Planeamento e Intervenção em Sem-Abrigo de Coimbra (NPISA/C) foi aprovado em reunião plenária do CLAS a 8 de julho de 2010 e o protocolo de cooperação foi assinado a 12 de maio de 2022, em cerimónia pública, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O NPISA/C tem como objetivos o acompanhamento de pessoas em situação de sem-abrigo, bem como a articulação entre as várias instituições que operam nesta temática, de forma a otimizar os recursos disponíveis e a evitar a sobreposição de respostas. Procura ainda, de forma organizada e articulada, facilitar intervenções multidisciplinares e multissectoriais, por forma a responder às necessidades das pessoas em situação de sem-abrigo na Cidade de Coimbra. Tem como princípios orientadores da sua intervenção aqueles que estão descritos na Estratégia Nacional para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (2017-2023). A complexidade e multidimensionalidade do fenómeno da pessoa em situação de sem-abrigo faz com que se deva, para além do direito à habitação e da garantia de todos os outros direitos, abordar esta temática numa perspetiva mais abrangente, uma vez que, muitas das situações das pessoas em situação de sem-abrigo correspondem a um conjunto de vários outros problemas, quer familiares, sociais, económicos, de desemprego e mesmo de doença mental.

Entidades que integram o NPISA/C:

– Câmara Municipal de Coimbra;

– Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social I.P.;

– Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco – Casa Abrigo Padre Américo;

– Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra;

– Associação das Cozinhas Económicas da Rainha Santa Isabel;

– Fundação Assistência Médica Internacional (AMI) – Porta Amiga de Coimbra;

– Cáritas Diocesana de Coimbra – Equipa de Rua Reduz e do Centro de Alojamento Temporário Farol;

– Associação Integrar;

– Associação Nacional de Apoio a Jovens (ANAJOVEM);

– Centro de Acolhimento João Paulo II;

– Associação Todos pelos Outros;

– Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA) – Delegação de Coimbra;

– Associação “O Ninho da Mariazinha”;

– Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional – Casa Dignidade;

– Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) – Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), Unidade de Saúde Pública e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC);

– Polícia de Segurança Pública – Comando de Coimbra;

– Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares;