Salvaguarda e recuperação – Como Intervir no Centro Histórico de Coimbra

A salvaguarda e recuperação do património edificado – de que os centros históricos são parte integrante – constitui um dever indeclinável das entidades competentes e da população que nele habita e o visita. Na realidade, o que está em causa é a preservação de um vasto acervo fundador da nossa identidade e da nossa memória colectiva, materializado na diversificação de uma paisagem que constitui o espaço de afirmação da história e da cultura portuguesa.

O centro histórico de Coimbra constitui um desses lugares, onde a memória coabita com as constantes mutações que se vão operando, sendo por isso importante a existência de regulamentação sobre o modo de intervir no seu tecido e nos imóveis, para que não se ponha em causa o que, no momento actual, se considera fundamental preservar para o futuro, mas sem esquecer que, em comunhão com o que é antigo, se deve afirmar o tempo presente.

É por isso que sendo o património um dos alicerces fundamentais na afirmação de uma identidade própria, é necessário divulgá-lo à fruição pública. Sensibilizar os seus habitantes para a importância do centro histórico na afirmação de cada uma das identidades, para que, a médio prazo, possamos dizer que valeu a pena!

 

Como intervir no Centro Histórico de Coimbra – Sensibilização e informação ao munícipe 
Paisagem Urbana Histórica – Documento de sensibilização e informação
Estudo Provisório “Alta de Coimbra: Espaços Vazios da Malha Urbana

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×