Através da medida Radar Social será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.
A equipa do Radar Social desenvolve a sua atividade na Rede Social e nas sua estruturas operacionais, enquanto recursos humanos permanentes para mobilização da Rede, em grande proximidade e articulação com as instituições que compõem a rede de parceiros locais, nomeadamente serviços da Câmara Municipal, serviços da segurança social, da saúde, da educação e do ensino superior, da justiça, de segurança (GNR e PSP), rede de instituições do sector social e solidário, do sector privado, entre outras, contribuindo de forma inequívoca para o reconhecimento da realidade social do território do Concelho.
O projeto contempla 2 fases distintas de intervenção, durante o seu período de vigência, designadamente:
1ª fase, com a duração estimada de 3 meses, consiste na:
– Atualização dos instrumentos de planeamento da Rede Social – Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social (PDS) e Plano de Ação, onde devem estar incluídas as atividades que irão desenvolver no âmbito do Programa Radar Social, devidamente discriminadas, com metas e respetivos indicadores.
2ª fase, com a duração e 24 meses, tem como objetivos:
– Implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social. Este sistema deve ser operacionalizado em articulação com a rede de parcerias locais, recolhendo as devidas autorizações que cumpram o RGPD e para eventual disponibilização dos dados pessoais para as Entidades Parceiras.
– Promover e georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade das comunidades.
– Executar as atividades do Plano de Ação, elaborado na fase 1.
Data de Início
14 de outubro 2024
Âmbito
Medida C03-i01-m03 – Radar Social
No âmbito da Componente 03 – Respostas Sociais, investimento RE-C03-i01 – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Duração
27 meses / Términus: 31/ 03/ 2026
Constituição da equipa multidisciplinar
Carla Feliciano – Assistente Social (coordenadora do projeto)
Alexandra Costa- Assistente Social
Aldina Piedade – Geografa
Ana Sofia Neves – Gerontóloga
Lígia Collus – Assistente Social
Ana Fonseca- Assistente Social
Contactos
Morada: Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (Antigas instalações da PSP) 1º Andar
3000-303 Coimbra
Telf.: +351 239 854 294
Correio eletrónico: radarsocialcoimbra@cm-coimbra.pt
Horário Atendimento: 10h00 às 12h30 e 14h00 às 16h00
Consultar
– Flyer;