#CoimbraCityLab. É este o nome do projeto que a Câmara Municipal levou ao Portugal Smart Cities Summit 2021 e que apresenta a cidade como um laboratório vivo de inovação tecnológica, composto por uma comunidade inteligente que acolhe e apresenta ideias, soluções e respostas na área da transformação digital e da sustentabilidade, promotoras do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos.
“Depositamos grandes expectativas no #CoimbraCityLab”, afirmou o presidente da Câmara, no discurso que proferiu durante a visita ao stand. “Queremos que Coimbra seja um laboratório experimental da inteligência da cidade e daquela que conseguirmos atrair, para que se possam experimentar novas tecnologias, projetos, ideias, para que se possa dar liberdade à criatividade de tanta gente de qualidade que é formada nas nossas instituições de ensino, para que Coimbra seja, efetivamente, uma cidade de futuro, uma cidade em que todos sintam vontade de viver, porque é um polo de qualidade, de desenvolvimento, de criatividade, de harmonia, de sustentabilidade, de bom ambiente, ambiente humano, tecnológico e sustentável”, afirmou José Manuel Silva, que visitou o stand no primeiro dia, na companhia do vice-presidente e do vereador do Empreendedorismo da CM Coimbra, respetivamente Francisco Veiga e Miguel Fonseca.
O stand do #CoimbraCityLab juntou, durante três dias, a UC, a UC Business e o Itecons, o IPC e o Inopol, o IPN e a IPN Incubadora, a The Things Network, a Urubu, a The Loop co., o Nest Collective, o Business Center da Torre Arnado e o Crossing. E contou ainda com a presença da Praxis e da Associação de Doceiros de Coimbra, que estiveram a promover, respetivamente, a cerveja e a doçaria do concelho.
A apresentação dos protótipos do FutureCityChallenge, criados no âmbito do The Things Network (uma rede mundial à qual a autarquia aderiu a convite da Critical Software) foi um dos grandes atrativos do stand. Outro foi o simulador de corridas, que levou dezenas de curiosos ao expositor da #CoimbraCityLab no último dia do evento. A afluência aumentou com a chegada do embaixador Filipe Albuquerque. O piloto internacional experimentou o simulador, conseguiu o primeiro lugar do pódio, e ainda serviu de copiloto ao vereador do Desporto da CM Coimbra, Carlos Lopes, que também tentou a sua sorte no concurso. No final, Filipe Albuquerque entregou as luvas que utilizou durante o campeonato do mundo ao visitante que conseguiu o melhor tempo.
Recorde-se que o Portugal Smart Cities Summit é o maior evento nacional sobre cidades inteligentes e decorreu nos dias 16, 17 e 18 de novembro, entre as 10h00 e as 19h00, na FIL. Ao todo foram três dias de evento, nove conferências e várias dezenas de oradores nacionais e internacionais, pitches, demonstrações, além dos expositores da mostra tecnológica com o que de melhor se faz em Coimbra e em Portugal.