Dia Mundial da Fibromialgia | APJOF

A Câmara Municipal de Coimbra associou-se à Associação Portuguesa de Fibromialgia para assinalar o Dia Mundial da Fibromialgia.

À semelhança do ano passado, a Associação Portuguesa de Fibromialgia (APJOF) lançou o desafio à CM de Coimbra para se associar às comemorações do Dia Mundial da Fibromialgia. A APJOF foi fundada a 27 de abril de 2016, depois de quatro anos como blog/página “Jovens Portadores de Fibromialgia (Portugal)”.

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra associou-se, assim, às comemorações do Dia Mundial da Fibromialgia, que se assinalaram na sexta-feira, dia 12 de maio, através da iluminação dos Paços do Concelho com luz roxa. No distrito de Coimbra, estão diagnosticadas 83 pessoas com esta doença, segundo os registos da Associação Portuguesa de Fibromialgia. Esta patologia reumática crónica afeta cerca de 1% da população portuguesa e é a segunda doença reumática causadora de mais incapacidade.

Esta iniciativa enquadra-se no Eixo 5 “Educação e Literacia para a Saúde” do Plano Municipal de Saúde e no ODS 3 – Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.