6ª Gincana do Coração | “Coimbra Unida pelo Coração”

À semelhança dos anos anteriores, Coimbra voltou a acolher a Gincana do Coração, uma iniciativa onde os participantes podem ser informados sobre o estado de saúde. A Gincana do Coração foi dinamizada através de seis postos temáticos distribuídos pela cidade, onde os munícipes avaliaram o seu Risco Cardiovascular, o seu estilo de vida, realizaram exames complementares de diagnóstico específicos, testaram os seus conhecimentos sobre estilos de vida relacionados com a Doença Cardiovascular e receberam aconselhamento personalizado através de dinâmicas interativas.

Os postos foram distribuídos por seis locais distintos da cidade com diferentes temáticas:

1. Casa de chá (Jardim da Sereia) – Alimentação saudável
2. Mosteiro de santa Clara a Velha – Perturbações do sono;
3. Café Santa Cruz – Cessação Tabágica;
4. Alma Shopping – Doença vascular no cérebro, coração e membros;
5. Museu da Água – Insuficiência Cardíaca;
6. Parque Verde – Exercício Físico e Gestão do Stress e Dádiva de Sangue.

Este evento ocorreu no dia 30 de setembro de 2023 entre as 10h e as 17h. A iniciativa foi promovida pela Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Centro em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e restantes parceiros, ao abrigo do protocolo “Coimbra Unida pelo Coração”.

O objetivo global do evento consistiu na consciencialização/sensibilização dos cidadãos para a adoção de hábitos de vida e comportamentos saudáveis que possam ajudar a evitar doenças cardiovasculares e dar a conhecer as respostas existentes na comunidade, nomeadamente as instituições que podem fornecer apoio na prevenção e tratamento das mesmas.

Saiba mais sobre o evento, aqui.