Europa Nostra

A Câmara Municipal de Coimbra integra a Europa Nostra desde abril de 2019 na qualidade de “organização associada”, o que tem permitido o envolvimento e acompanhamento de relevantes iniciativas culturais europeias. A Europa Nostra celebra em 2023 o seu 60º aniversário, tendo-se afirmado na Europa como a voz da sociedade civil empenhada na defesa e proteção do património cultural/natural.

 

A Europa Nostra atua como intermediária entre os cidadãos e as instituições da UE, desempenhando uma ação crucial na sensibilização para o valor do património cultural na Europa, defendendo a integração do património nas políticas da UE, bem como contribuindo ativamente para o debate político e o processo de elaboração de políticas da UE. Abrangendo mais de 40 países, a Europa Nostra é reconhecida como a maior e mais representativa rede de património cultural e natural da Europa, mantendo estreitas relações de trabalho com a União Europeia, o Conselho da Europa, a UNESCO e outros organismos internacionais.

 

A Europa Nostra desenvolve um programa diversificado em prol do património comum da Europa e da consolidação da capacidade de enfrentar os grandes desafios sociais e ambientais, defendendo vigorosamente o reconhecimento do património cultural como um ativo estratégico para a Europa e para o seu futuro a longo prazo.

 

Neste âmbito, destacam-se as seguintes parcerias internacionais recentes que permitiram a apresentação da declaração conjunta “A Cultural Deal for Europe: A central place for culture in the EU’s post-pandemic future” e do Livro Verde Putting Europe’s shared heritage at the heart of the European Green Deal.

 

A Europa Nostra desenvolve a sua ação em torno do importante contributo do património cultural para todas as prioridades-chave da União Europeia, desde o desenvolvimento sustentável, à ação climática, à transformação digital, até à coesão social e ao desenvolvimento de competências para a criação de empregos de qualidade. A Europa Nostra é parceira oficial da Nova Bauhaus, desenvolvida pela Comissão Europeia, e atua sempre com o objetivo de colocar o património cultural no centro do projeto europeu.

 

Destaque ainda para a campanha 7 Most Endareged através da qual a Europa Nostra sensibiliza as autoridades e a opinião pública para salvar património cultural/natural em perigo. As avaliações técnicas independentes, recomendações de ação e apoios reunidos têm tido significativo impacto prático. Para saber mais: “The 7 Most Endangered Sites in 2023.

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×