IDENTIFICAÇÃO
Estabilização de Taludes na Estrada de Coselhas.
LOCALIZAÇÃO
O local em estudo localiza-se numa encosta da margem esquerda da ribeira de Coselhas, pertencente à União de Freguesias de Coimbra.
DESCRIÇÃO GERAL
Ao longo do tempo, estes taludes têm apresentado sinais de instabilidade superficial, com a ocorrência de desabamentos e queda recorrente de blocos rochosos de volumetria variável, deslizamentos por cunhas e ravinamento e deslizamentos superficiais, gerados, fundamentalmente, pela afluência de águas de escorrência superficial.
O fenómeno de desabamentos e queda recorrente de blocos é fundamentalmente potencializado pela inclinação adotada dos taludes de escavação, associada à natureza litológica das formações que os constituem, à disposição geométrica dos estratos, ao estado de alteração e à fracturação, e à existência de fenómenos de casificação, em particular a existência de cavidades.
Os deslizamentos por cunhas afetam, em especial, o talude de escavação superior, no lado nascente, resultado da compartimentação do maciço rochoso e do seu estado de alteração.
Os ravinamentos e deslizamentos superficiais no talude superior, em especial junto à crista, e pontualmente do talude inferior, gerados fundamentalmente pela afluência de águas de escorrência superficial e subsuperficial, afetam os solos de cobertura e a parte mais alterada e descomprimida dos afloramentos.
PROJETO
Projeto: empresa COBA, Consultores de Engenharia e Ambiente, S.A.
Coordenação de projeto: Margarida Caetano, engenheira civil
Acompanhamento por parte da Divisão de Projetos:
Teresa Quinta, engenheira civil
DESCRIÇÃO GERAL DA INTERVENÇÃO
As soluções propostas têm como objetivo minimizar o desabamento e a queda de blocos e os deslizamentos superficiais de materiais terrosos e rochosos nos diferentes panos do talude e evitar a queda de blocos nos logradouros no tardoz dos lotes existentes na base do talude, bem como melhorar a drenagem superficial e profunda do maciço.
As soluções preconizadas, tendo como objetivo a estabilização da encosta com a consequente salvaguarda da segurança de pessoas e bens, visam:
– Minimizar o desabamento e a queda de blocos, nos diferentes panos do talude;
– Minimizar os deslizamentos superficiais de materiais terrosos e rochosos nas diferentes zonas do talude;
– Evitar a queda de blocos nos logradouros no tardoz dos lotes, existentes na base do talude;
– Melhorar a drenagem superficial e profunda do maciço.
FOTOGRAFIAS DA SITUAÇÃO ATUAL
PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA
SITUAÇÃO ATUAL | ENQUADRAMENTO E PATOLOGIAS OBSERVADAS
INTERVENÇÕES PROPOSTAS | PLANTA
INTERVENÇÕES PROPOSTAS | DRENAGEM PLANTA E PERFIL LONGITUDINAL