Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra

Sensíveis ao crescente isolamento e exclusão social da população idosa, e reconhecendo a necessidade de se criar um mecanismo que permita, através de uma conjugação de esforços entre as várias entidades, ser uma referência para a dignificação do envelhecimento, a Câmara Municipal de Coimbra criou a Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra (CoMPIC), que foi aprovada pela Assembleia Municipal, na sua sessão ordinária de 16 de novembro de 2016.

Os últimos instrumentos de diagnóstico da Rede Social de Coimbra identificaram uma panóplia de problemáticas com incidência na população idosa, nomeadamente a violência contra as pessoas idosas, o isolamento social e a solidão!

Nos referidos instrumentos de diagnóstico, considerou-se que as problemáticas supramencionadas advinham de diversas situações, sendo de se destacar a dificuldade de acompanhamento pelas famílias, os vínculos familiares destruturados ou desajustados, as dificuldades no acesso a informações, a carência económica da família e/ou do cuidador, a dependência financeira de familiares e/ou cuidadores, entre outras.

Atenta a estas problemáticas, a Câmara Municipal de Coimbra, em articulação com o Conselho Local de Ação Social de Coimbra (CLAS/C), traçou linhas estratégicas de atuação, nos seus instrumentos de planeamento, com o intuito de “Prevenir e intervir em situações de violência contra pessoas idosas” e “Prevenir e combater o isolamento social da população idosa”.
E, de facto, os estudos e os dados mais recentes, indicam que a violência contra pessoas idosas tem vindo a aumentar em Portugal, sendo, portanto, fulcral definir-se estratégias de prevenção, identificação e intervenção em situações de maus-tratos na população idosa, quer sejam maus-tratos físicos, psicológicos, negligência, abuso económico ou autonegligência, assim como em qualquer situação em que estejam em causa o exercício dos direitos das pessoas idosas.

Como tal, conscientes desta problemática e das suas repercussões, quer seja ao nível individual, quer seja ao nível das estruturas económicas, familiares e sociais, e considerando a necessidade de se criar um mecanismo que permita, através de uma conjugação de esforços entre as várias entidades, ser uma referência para a dignificação do envelhecimento, a Câmara Municipal de Coimbra criou a Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra (CoMPIC).

DESTINATÁRIOS E MISSÃO:

A CoMPIC destina-se a apoiar pessoas com 65 ou mais anos de idade, residentes no Município de Coimbra, e que se encontrem em situação de risco ou perigo, tendo como Missão a “[…] articulação entre o Município de Coimbra e as instituições com competência no apoio à população idosa de Coimbra, privilegiando a informação, promoção e cooperação, com vista à resolução de problemas transversais que coloquem em risco tais pessoas, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida.”.

OBJETIVOS:

• “Contribuir para a articulação entre o Município de Coimbra e as instituições com competência no apoio à população idosa”;
• “Informar, sensibilizar e responsabilizar as famílias e a comunidade sobre os direitos das pessoas idosas”;
• “Agilizar os procedimentos para acesso a serviços disponíveis”;
• “Promover intervenções alternativas para apoio a pessoas idosas”;
• “Intervir em situações que impliquem um perigo potencial para a concretização dos direitos do idoso ou nos casos em que estas pessoas se encontrem desprotegidas, face ao risco, designadamente violência física, psicológica, emocional e sexual, exploração material ou financeira, abandono e negligência”;
• “Promover estudos, levantamento e compilação de dados e seu tratamento, no que respeita aos idosos, suas necessidades e direitos, articulando com outros entidades ou projetos existentes, em vista da apresentação de propostas de melhoria das suas condições de vida.”.

Deste modo, com a implementação da CoMPIC pretende-se, através de uma equipa multidisciplinar e interinstitucional, garantir os direitos das pessoas idosas residentes no Município de Coimbra, prevenindo e intervindo nas situações que coloquem em risco o seu bem-estar e a sua qualidade de vida, privilegiando a informação, a promoção e a cooperação.

DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:

RMAAAS – Comissão Municipal de Proteção ao Idoso de Coimbra

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO:

Endereço eletrónico: compic@cm-coimbra.pt
Contacto telefónico: 239 854 294 (chamada para a rede fixa nacional)