Programa Municipal Voz Amiga – Serviço de Teleassistência para Idosos

A Câmara Municipal de Coimbra tem em funcionamento, desde 2004, o Programa Municipal Voz Amiga – Serviço de Teleassistência para Idosos.

Este é um programa, totalmente gratuito, que visa, designadamente, combater sentimentos de solidão, promover a segurança e incitar a integração social das pessoas idosas, muitas vezes isoladas e sós, sem familiares ou vizinhos por perto para conversar ou que as possam socorrer, estando disponível a qualquer hora do dia e da noite, todos os dias do ano, incluindo fins de semanas e feriados, através de um sistema de comunicação rápido e seguro, e à qual cada beneficiário do programa pode aceder.

FUNCIONAMENTO:

Perante qualquer tipo de situação de emergência, agravamento do estado de saúde ou até por motivo de insegurança ou solidão, o beneficiário apenas tem de pressionar o botão do sistema de comunicação do seu equipamento de teleassistência.

Este alarme chega de imediato a uma central de assistência telefónica e um operador irá estabelecer contacto telefónico em alta voz com a pessoa.

Consoante o motivo que levou o beneficiário a pressionar o botão, o operador da central telefónica irá acionar de imediato o meio mais adequado, tal como enviar uma ambulância, a polícia e/ou os bombeiros ao domicílio da pessoa ou até estabelecer contacto telefónico, a pedido do beneficiário, com familiares, amigos, vizinhos ou outras pessoas para que estes lhe possam prestar auxílio.

Ao acionar o botão, é possível ainda que um operador da central telefónica converse com o beneficiário, fomentando a sua interação e participação social, bem como promovendo sentimentos de segurança (Serviço Voz Amiga).

CRITÉRIOS DE ADESÃO:

• Residir no Concelho de Coimbra (fator obrigatório);
• Estar socialmente isolado (individual ou casal) (fator obrigatório);
• Ter idade igual ou superior a 65 anos (fator preferencial).

De salientar que, caso o candidato não cumpra com o critério N.º 3, deve a Comissão Social de Freguesia da área de residência do candidato elaborar uma informação social onde conste uma análise técnica e respetiva aprovação da candidatura ao Programa Municipal Voz Amiga – Serviço de Teleassistência para Idosos, por forma a que o mesmo possa ser considerado como situação de exceção, no que concerne a este programa.

PARA ADERIR:

Para aderir, dirija-se à sua Junta de Freguesia para solicitar atendimento por um técnico da Comissão Social de Freguesia ou contacte a Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Coimbra, através do número 239 854 294 (chamada para a rede fixa nacional).

DOCUMENTAÇÃO DE APOIO:

Pedido de Adesão ao “Programa Municipal Voz Amiga – Serviço de Teleassistência para Idosos”
Folheto de Divulgação
• “Relatório Anual de Avaliação da Execução – 2022”

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTACTO CONNOSCO:
Endereço eletrónico: ggea@cm-coimbra.pt
Contacto telefónico: 239 854 294 (chamada para a rede fixa nacional)