UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa

A Câmara Municipal de Coimbra integra a UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – desde junho de 2011 na qualidade de “membro efetivo”, o que tem permitido a participação e o acompanhamento da intensa ação de intercâmbio e cooperação desta associação intermunicipal de natureza internacional. A UCCLA foi criada em 1985, tendo sido a primeira instituição votada à cooperação para o desenvolvimento no seio da lusofonia.

Desde 2016 a sede da UCCLA -União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa- localiza-se em Lisboa na “Casa das Galeotas”, partilhada com a Casa da América Latina, o que tem possibilitado a centralização de muitas atividades, nomeadamente exposições, concertos, apresentações literárias e debates, com enfoque em temáticas ligadas às cidades, regiões ou países de língua oficial portuguesa.

As ações da UCCLA desenvolvem-se no âmbito da prevenção, saúde e educação, cultura, infraestruturas, saneamento e ambiente, reabilitação e património, formação empresarial e autárquica, e institucional, contribuindo sistematicamente para fomentar o entendimento, a cooperação e o desenvolvimento económico entre os seus municípios associados.
Para além da múltipla e diversificada agenda de atividades destaca-se a organização do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, do Prémio Literário UCCLA, do Mercado de Língua Portuguesa e das redes temáticas na área da cooperação.

Brochura – Trabalho desenvolvido pela UCCLA desde 2016