O programa CHARME/Interreg Europe reuniu presencialmente em Coimbra, entre os dias 11 e 13 de março. Na reunião participaram delegações dos seis municípios parceiros do projeto – Coimbra; Pavia, Itália (líder do projeto), Poitiers, França (cidade geminada com Coimbra); Turku, Finlândia; Iasi, Roménia; e Lviv, Ucrânia -, assim como os respetivos parceiros e a Universidade de Pavia como parceira consultiva do projeto.
O programa de trabalho da reunião incluiu a partilha de experiências na área da digitalização do património cultural, assim como o aprofundamento do processo de aprendizagens sobre o papel da digitalização do património cultural no desenvolvimento de estratégias de turismo.
A receção e sessão de boas-vindas a Coimbra decorreu no dia 11 de março, às 9h00, no Convento São Francisco. Ao longo dos três dias, foram realizadas várias as visitas a locais relevantes da história, cultura e património da cidade. Foram apresentados exemplos de digitalização do património cultural, nomeadamente o Núcleo da Cidade Muralhada| Torre de Almedina do Museu Municipal de Coimbra, o projeto “Reconstituição Digital 3D do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra em 1834” (desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e o projeto de digitalização em 3D de Máscaras Africanas do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Foi, igualmente, apresentado o projeto TUMO Coimbra, que promoveu junto dos jovens uma nova experiência de aprendizagem na interseção da tecnologia e criatividade, através da utilização de tecnologias digitais.
O programa incluiu, também, a realização de um seminário temático intitulado “O património cultural na era digital. Estratégias de documentação e comunicação para promover a cultura como uma plataforma de valor para o turismo”, que permitiu a partilha de casos concretos de todos os municípios participantes no projeto, sob a orientação científica da Universidade de Pavia.
A CM de Coimbra promoveu este encontro europeu, que contou ainda com a cooperação e participação dos parceiros locais – Museu da Ciência UC, TUMO Coimbra, CES-UC – assim como da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, autoridade política associada ao projeto CHARME em Coimbra, enquanto entidade gestora do Programa Regional do Centro 2030.