Em Coimbra encontram-se disponíveis soluções de micromobilidade, nomeadamente trotinetas elétricas sem doca, para utilização pública, vocacionados para períodos de curta duração e viagens de curta distância, em regime de projeto piloto.
Tendo a cidade caraterísticas próprias, a fase do projeto piloto pretende monitorizar os comportamentos dos utilizadores, assim como os padrões das deslocações realizadas neste sistema de transporte. Serão igualmente avaliadas as diferentes ofertas dos operadores, de modo a que no futuro se possa constituir um modo de deslocação regular e fazer parte do sistema de transportes da cidade.
Em reunião de câmara de 21/12/2018, através da Deliberação nº 770/2018, foi aprovada a minuta de acordo de colaboração para instalação de um sistema de trotinetas elétricas partilhadas sem doca, o qual poderá ser estendido a todos os operadores que pretendam desenvolver a sua atividade em Coimbra.
Para disponibilização diária de trotinetas elétricas em regime partilhado, assim como para promoção do seu correto estacionamento, a Câmara Municipal de Coimbra criou 90 locais de parqueamento, que estão devidamente identificados.
Mapa dos locais identificados como “hotspots” para as trotinetas com motor
Uma das medidas que a CM Coimbra decidiu implementar tem que ver com a criação de uma “Zona Vermelha”, compreendida pelas ruas Ferreira Borges, Visconde da Luz, Praça 8 de Maio, Couraça de Lisboa, estendendo-se à zona histórica da Alta da cidade e à Universidade, deixando de fora desta limitação as ruas Larga, Padre António Vieira, S. Pedro e S. João. Estas vias estão identificadas nas plataformas das operadoras.
O objetivo é que o software limite a velocidade máxima do veículo e que impossibilite o fim da sessão/estacionamento.
No futuro podem ser definidas novas “Zonas Vermelhas”.
Câmara Municipal de Coimbra
Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra