1. IDENTIFICAÇÃO
PRR – Museu Nacional Machado de Castro – Revisão e Conservação dos Espaços e Instalações Técnicas
2. LOCALIZAÇÃO
Museu Machado de Castro, Largo Dr. José Rodrigues, 3000-236 Coimbra, na União das Freguesias de Coimbra
3. DESCRIÇÃO GERAL ADMINISTRATIVA
Prédio urbano, onde se situa o Museu Machado de Castro, pertencente ao Estado Português.
A intervenção pelo Município de Coimbra, justifica-se pelo contrato interadministrativo de cooperação, celebrado com o Estado Português, através da então Direção-Geral de Património Cultural (DGPC) e da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), destinado à realização de intervenções de valorização de Museus, Monumentos e Palácios Nacionais, no Município de Coimbra, que venham a ter financiamento através de instrumentos financeiros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
4. PROJETO
O projeto foi desenvolvido atelier Gonçalo Byrne – Arquitectos, Lda e a revisão de projeto foi realizada pela TUU – Building Design Management, Lda.
5. MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO DE EXECUÇÃO
Considerando que o Museu teve ao longo da sua história uma série de intervenções sendo a mais profunda a executada entre 2006 e 2012, a presente proposta refere-se à revisão e conservação dos espaços afetos às instalações técnicas do Museu Nacional de Machado de Castro, edifício classificado como Monumento Nacional desde 1910 (Paço Episcopal e classificados autonomamente, os Portais da extinta igreja e Convento de Santa Ana), localizado em Coimbra.
Pretende-se a renovação e/ou reparação de algumas patologias existentes no edifício propondo soluções que não lhe retirem as características atuais.
O projeto refere um conjunto de trabalhos a realizar, nomeadamente:
– Substituição dos revestimentos de pavimentos;
– Caixilharia e estores;
– Introdução de linhas de vida e telhas passadeira nas coberturas de telha;
– Estudo de ventilação do espaço entre o envidraçado do cubo e os espaços adjacentes;
– Alteração do teto na copa e no corredor de entrada da cafetaria;
– Substituição do sistema de fixação dos degraus da escada de caracol de apoio à cozinha;
– Limpeza e restauro de fachadas e limpeza de coberturas de pedra;
– Apoio de construção civil às especialidades;
– Desmontes, remoções, proteções e transporte de peças.
6. CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA
7. EXECUÇÃO DOS TRABALHOS
A Direção de Fiscalização será efetuada pela Divisão de Intervenção e Valorização Patrimonial, do Departamento de Projetos e Obras, do Património Cultural I.P.
A fiscalização dos trabalhos associados às especialidades de instalações elétricas, ITED, instalações mecânicas e gestão técnica centralizada será efetuada pela Divisão de Equipamentos e Instalações Técnicas Especiais, do Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais, da Câmara Municipal de Coimbra.
A coordenação de segurança em obra será assegurada pela Divisão do Centro Histórico e Reabilitação Urbana, da Câmara Municipal de Coimbra.
Câmara Municipal de Coimbra
Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra