Ponto de paragem dos operadores de serviços expresso – Casa do Sal

Ponto de paragem dos operadores de serviços expresso – Casa do Sal

IDENTIFICAÇÃO
“Ponto de paragem dos operadores de serviços expresso – Casa do Sal”

 

LOCALIZAÇÃO

Rua do Padrão, sob o viaduto do IC2

 

Ortofotomapa com a Localização.

 

MEMÓRIA DESCRITIVA

Ortofotomapa com a Localização.

 

Com a presente intervenção pretende melhorar-se as condições da paragem dos operadores de serviços expresso privados, atualmente, Blablacar, Flixbus, Scotturb, que acontece atualmente na Rua do Padrão, União das Freguesias de Coimbra, sob o viaduto do IC2.

Na Avenida Fernão de Magalhães, nas antigas instalações da Rodoviária Nacional, operam os autocarros da Rede de Expressos, tendo sido aprovada a localização das paragens de expressos privados em 22.06.2020 pela Câmara Municipal (Deliberação n.º 1802), no local objeto desta proposta.

No âmbito da introdução da alta velocidade ferroviária e Portugal, será construída uma nova estação ferroviária em Coimbra, aproveitando-se para criar uma grande estrutura intermodal que contemple as várias formas de transportes terrestes, onde será localizado novo terminal rodoviário de Coimbra para servir todos os operadores.

Apesar da localização destas paragens ser temporária, ela servirá uma população de milhares de pessoas nos próximos anos, com cerca de 20 paragens por dia de uma única operadora.

 

Mobiliário urbano

Pretendem instalar-se abrigos de passageiros de grandes dimensões, cada um com cerca de 12m de comprimento (4 módulos de 3m cada um com um banco) com proteção de vidro e iluminação no teto, o que por si só já ajuda na iluminação do espaço. Serão abrigos tipo “Leziria” da “Cabena” ou equivalente com iluminação de teto.

 

A instalação será feita entre os pilares do viaduto que distam entre si cerca de 25m, ocupando assim 2 vãos entre pilares.

 

Serão instaladas quatro papeleiras do modelo comum em Coimbra.

 

Criação de cais de embarque

Um dos problemas da atual paragem de expressos é que os autocarros encostam do lado esquerdo da via, sendo que a entrada e saída de passageiros se faz pelo lado direito das viaturas, ou seja, pelo meio da rua. A fim de evitar esse problema criam-se cais de embarque do lado direito, onde existem atualmente lugares de estacionamento de autocarros.

 

Dessa forma, com uma intervenção mínima, apenas na alteração da colocação de lancis e repavimentação dos passeios a cota superior, conseguem criar-se 8 paragens distintas de autocarro. Os diferentes pontos de paragem serão identificados por sinalética bidirecional com a marcação do número de 1 a 8, visível à distância.

 

A fim de permitir a manobra dos autocarros na saída dos cais, será colocado um guarda-corpos no passeio junto aos abrigos, de forma a evitar o atravessamento dos peões fora da passadeira.

PROJECTO

Equipa Técnica

 

Coordenador do Projeto | Arquiteta Florbela Oliveira 

Projeto | DP (Arquiteta Florbela Oliveira)

Projeto de Eletricidade | DP (Engº Paulo Rodrigues)

 Medições e Orçamento, Mapa de Quantidades | DP (Eng.º Bruno Quaresma)

 Especificações Técnicas, PSS (projeto), e PPGRCD | DP (Eng.º Bruno Quaresma)

 

PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

 

 

Planta de Localização

Planta de Implantação com a Localização da Paragem do Metro | Alterações – Proposta

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×