Largo do Mosteiro de Celas – Projeto de Requalificação

IDENTIFICAÇÃO
Obra: “Largo do Mosteiro de Celas – Projeto de Requalificação

 

LOCALIZAÇÃO
O Largo do Mosteiro de Celas, situa-se na freguesia de Santo António dos Olivais no distrito de Coimbra.

 

 

MEMÓRIA DESCRITIVA

 

O projeto de requalificação do Largo do Mosteiro de Celas acontece por iniciativa da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e na sequência da requalificação do prolongamento da Rua do Manso Preto, que melhorou as condições de acessibilidade no percurso entre o Largo do Mosteiro de Celas e o estacionamento junto à antiga entrada para o Hospital Pediátrico e que foi concluída em 2023.

Propõe a Junta de Freguesia dos Olivais vedar ao trânsito a Rua do Manso Preto e requalificar toda esta zona. Libertando o largo do estacionamento automóvel permitirá realizar feiras temáticas pontuais no Largo do Mosteiro.

 

Prevê-se a revisão do sistema de iluminação, a reabilitação das escadas da Barbeira, a execução de uma zona de esplanadas na Rua do Manso Preto e a colocação de um corrimão na zona da rampa entre muros (na zona de intervenção anterior) e a manutenção do pavimento em calhau rolado.

JUSTIFICAÇÃO DA INTERVENÇÃO PROPOSTA

• Condicionar o acesso a veículos automóveis, tornando o largo apenas acessível a veículos de cargas e descargas pontuais;
• Melhorar a acessibilidade das escadas que existem na Rua da Barbeira alterando a sua geometria e colocando um corrimão central.
• Rever a iluminação pública substituindo as luminárias por sistemas LED.
• Melhorar a iluminação no largo do mosteiro colocando mais um ponto de luz.
• Alargar as caldeiras das árvores;
• Melhorar a acessibilidade e segurança colocando um corrimão na rampa entre os muros do percurso entre o mosteiro e o estacionamento de baixo;
• Colocar um banco e uma mesa de jogos no largo do mosteiro, convidando à permanência e ao lazer neste espaço.

 

PROPOSTA

Para vedar o acesso automóvel serão reorganizados os pinos na entrada da Rua do Manso Preto junto à Rua Bernardo de Albuquerque. A colocação dos pinos (tipo Sé Velha da Fucoli) permitirá a paragem de um veículo em cima do passeio, mas sem que esse espaço possa ser ocupado por estacionamento porque bloquearia a rua e qualquer acesso necessário. Será usado um pino rebatível por chave de forma a poder ser aberto para os necessários acessos pontuais.

Considerou-se a utilização de pinos rebatíveis elétricos com um totem de controlo, tendo essa opção sido aprovada pela CCDR (Património), mas cujo orçamento é excessivo para a sua colocação na presente obra.

Na Rua do Manso Preto serão colocadas lajetas de mármore branco bujardado (idênticas em forma e acabamento às existentes na passadeira de conforto) de forma criar identificar um espaço potencialmente utilizado por esplanadas.

A reformulação da iluminação pública contempla a substituição das atuais 5 lanternas mantendo os braços de suporte. As luminárias existentes são clássicas hexagonais com lâmpadas de vapor de sódio e pretendem substituir-se por modelo de design clássico tipo Alfama da Aura Light de iluminação LED. A pintura deverá ser preta idêntica à das luminárias existentes.

 

Para além das 5 lanternas a substituir nas fachadas será ainda colocada uma outra em coluna troncocónica de ferro fundido preto de 4m de altura tipo Tejo TTB da Schréder a aplicar junto ao muro à direita do mosteiro.

Para a colocação deste novo ponto de iluminação pública será necessário abrir uma vala de cerca de 13m de comprimento, na menor largura possível com a profundidade ideal de 80cm, mas que dependerá dos obstáculos encontrados. A vala encontra-se identificada nos desenhos e será aberta sob o pavimento de calçada de calhau rolado.

Propõe-se o alargamento das caldeiras das 3 árvores existentes, utilizando as mesmas pedras e a mesma forma, mas acrescentando uma pedra central a cada lado dos hexágonos.
As escadas da rua da Barbeira serão requalificadas, propondo-se a utilização de granito por se tratar de um material de características antiderrapantes amplamente utilizado na cidade de Coimbra. Existirá um patamar que servirá de acesso a uma soleira existente e que condiciona a geometria da escada. Propõe-se um corrimão central e um corrimão/guarda superior em perfis de aço maciço pintado a preto forja tipo Hammerite da Robbialac.

Em complemento da obra de ligação do Largo do Mosteiro ao estacionamento inferior que foi concluída em 2023, pretende pintar-se o muro do mosteiro de branco e dotar a rampa de um corrimão lateral que auxilie o percurso a pessoas com mobilidade reduzida, utilizando os mesmos perfis e linguagem proposta para as escadas da Barbeira e utilizados na intervenção prévia.
Propõe-se o levantamento e recolocação do pavimento de seixo sempre que este se encontre deformado e fazer a conservação de toda a superfície do mesmo através da limpeza e utilização de saibro com traço de cimento para o refechamento de juntas.

 

PROJECTO

 

Equipa Técnica

 

• Coordenador do Projeto | Arq.ª Florbela Oliveira

 

• Projeto de Arquitetura | Arq.ª Florbela Oliveira

 

• Projeto de Iluminação Pública | Eng. Paulo Rodrigues

 

• Medições e Orçamento, Mapa de Quantidades | Eng.º Bruno Quaresma

 

• Especificações Técnicas, PSS (projeto), e PPGRCD | Eng.º Bruno Quaresma

 

FOTOGRAFIA DO LOCAL ANTES DA INTERVENÇÃO

 

Largo do Mosteiro de Celas cheio de veículos estacionados

 

As 3 árvores cujas caldeiras serão alargadas

 

Local proposto para a colocação do banco e pinos a remover

 

No Percurso em rampa existente entre portais será colocado um corrimão junto ao muro do Mosteiro que será pintado de branco.

 

 

PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

 

 

Ortofotomapas

 

Alterações – Planta Geral da Intervenção

 

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×