Eu Amo Coimbra – Praça das Cortes
IDENTIFICAÇÃO: Empreitada “Eu Amo Coimbra”
LOCALIZAÇÃO: Praça das Cortes – União de Freguesia de Sta. Clara e Castelo Viegas”
DESCRIÇÃO
Assente num novo paradigma de promoção cultural e turística da cidade, assim como num crescente envolvimento dos munícipes nos processos de decisão autárquica, a Câmara Municipal de Coimbra decidiu levar a cabo o Concurso de Ideias para a Conceção do Grafismo Concetual do Slogan “Eu Amo Coimbra”, tendo atribuído o prémio vencedor à proposta apresentada pelo participante Sr. Paulo dos Santos Pereira.
A intervenção consiste na instalação de um elemento escultórico curvilíneo a enquadrar com a silhueta da Cidade de Coimbra vista da margem esquerda do Rio Mondego, um dos locais fotográficos mais conhecidos e mais representados de Coimbra.
O conceito gráfico remete-nos para o universalismo do fado e da canção de Coimbra.
As duas formas apresentadas no elemento escultórico consistem no coração e a guitarra.
A forma do coração simboliza o amor. O Autor optou por um posicionamento menos usual (deitado sobre uma das laterais), fazendo com que a leitura da forma se torne menos óbvia. Por outro lado, este posicionamento dá azo a múltiplas interações. Pela sua dimensão muitos quererão ser fotografados em pé, sentados ou recostados dentro deste coração.
A guitarra, com as suas formas genuínas, designadamente a forma em “Pingo” no topo do braço, é o elemento de ligação ao que de mais singular existe na cidade. Aponta para o nosso património imaterial, para a recordação e para a saudade. A sua forma é a forma chave deste conceito gráfico, tanto a duas como a três dimensões.
De referir que esta forma tem também grande flexibilidade para ser explorada em material gráfico (websites, posters, cartazes) ou noutro tipo de objetos de merchandising.
Neste caso da Praça das Cortes o elemento escultórico irá acrescentar ao conjunto uma mais valia dado ser uma superfície considerável de calçada, ladeada por árvores e rede de iluminação pública, com vista para a silhueta da cidade.
Este lugar, com boa exposição solar, terá caraterísticas vantajosas visual para fins fotográficos, e também uma amplitude de praça que o antecede, e que permite às pessoas afastar-se, aproximar-se, e até esperar pela sua vez para tirar o seu registo fotográfico para levar em viagem. Salienta-se também o cuidado no posicionamento da peça, de forma a permitir a integração urbana com a Praça das Cortes.
SOLUÇÃO
Trata-se de um conjunto de elementos metálicos interligados entre si através de uma base em betão. Cada elemento metálico será chumbado à referida base através de componentes metálicos.
As letras serão em chapa metálica com 3mm e 2mm de espessura, perfazendo uma altura média do conjunto com 96cm e uma altura máxima de 2,32m (acima da base). No total serão 9 elementos, considerando que o primeiro a contar da esquerda são as letras “eu amo” e o segundo o coração visitável (deitado a 45º) e com vista para a cidade.
A referida base em betão armado em forma circular (meia-lua), formada por 3 patamares, cada um com 30cm de altura. O patamar inferior, que implanta diretamente no terreno terá um perímetro exterior de 11,20m e um perímetro interior de 5,17m, com uma largura constante de 3 metros; O patamar intermédio terá um perímetro exterior de 11,20m e um perímetro interior de 7,18m, com uma largura constante de 2 metros; O patamar superior terá um perímetro exterior de 11,20m e um perímetro interior de 9,19m, com uma largura constante de 1 metro.
PROJETO
Equipa Técnica
Equipa Técnica
Equipa Técnica
- Coordenador do Projeto
DEP/DP (Arquiteto José Martins)
- Projeto
DEP/ DP (Eng. Pedro Serralheiro)
- Medições / Mapa de Quantidades e Estimativa Orçamental
DEP/ DP (Eng. Pedro Serralheiro)
- Especificações Técnicas, PSS (projeto) e PPGRCD
DEP/DP (Eng.º Bruno Quaresma)
PROCEDIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA