Empreitada “Mikveh – Banhos de Purificação Judaicos – Conservação e Restauro”

IDENTIFICAÇÃO 

 

Empreitada “Mikveh – Banhos de Purificação Judaicos – Conservação e Restauro”

 

 

LOCALIZAÇÃO

 

Rua Visconde da Luz, n.º 21, da União das Freguesias de Coimbra do Município de Coimbra.

 

DESCRIÇÃO GERAL ADMINISTRATIVA

 

Edifício integrado no perímetro da antiga Judiaria Velha, agrega uma cavidade cársica natural, vulgo gruta, parcialmente antropizada, com nascente de água natural, que em articulação com um conjunto de estruturas, permitiram identificar este espaço como um Mikveh.

 

O edifício de arquitetura corrente de finais do século XIX, torna-se deste modo num imóvel de elevada sensibilidade arqueológica.

 

Os Banhos de Purificação Judaicos – Mikveh são um local histórico e cultural de grande importância para a cidade de Coimbra.

 

INTERVENÇÃO

 

Divisão de Museologia, Gabinete de Arqueologia Departamento de Edifícios e Equipamentos Municipais

 

DESCRIÇÃO GERAL DO EDIFÍCIO

 

O prédio é composto por 7 pisos de caracter misto, onde funcionaram simultaneamente habitações, serviços e comércio. No piso da subcave existe uma nascente de água, que é canalizada para um tanque, na sala contígua (designada por sala do tanque). No piso térreo tem uma loja de comércio (ourivesaria) e um corredor de acesso a todos os restantes pisos do edifício. Existe, ainda, um pequeno terraço localizado nas traseiras do prédio, que fica à mesma cota dos quintais aí existentes, é ainda neste andar que se tem acesso ao sótão amplo.

 

 

Representação fotogramétrica esquemática da composição dos pisos do edifício, sem o levantamento da subcave (mina e sala do tanque), produzido por Morph, Geociências.

 

MEMÓRIA DESCRITIVA

 

O prédio, situa-se na Rua Visconde da Luz, n.º 21, da União das Freguesias de Coimbra do Município de Coimbra. A intervenção em análise refere-se apenas à Cave e Subcave do imóvel.

 

A área que se pretende intervencionar, nesta primeira fase, cinge-se a trabalhos de conservação e restauro na antessala e sala do tanque do Mikveh onde se situam os designados Banhos de Purificação Judaicos, constituídos por um conjunto de estruturas – tanque, piscina, paredes, cantarias, escada, bancos, pisos (lajeados), designadamente:

 

-Limpeza geral de todos os elementos pertencentes ao sítio arqueológico;

 

-Consolidação e estabilização dos diversos elementos e materiais em desagregação e risco de derrube – elementos soltos, rebocos, pisos (sedimentos lajeados);

 

-Restituição de argamassas disfuncionais e/ou inexistentes;

 

-Proteção de elementos frágeis

 

Objetivos da intervenção: prevenir e impedir a degradação das estruturas arqueológicas (sedimentos, piso, elementos de pedra e tanque), beneficiando assim a sua estabilidade física, valorização do espaço, privilegiando o conjunto e os materiais originais.

 

Dado o elevado grau de sensibilidade e relevância patrimonial, histórica e arqueológica, a intervenção de conservação e restauro, deve ter acompanhamento arqueológico, de modo a identificar e registar eventuais contextos arqueológicos e a prevenir eventuais afetações ao património arqueopatrimonial.

 

Se durante a fase de intervenção de conservação e restauro forem identificados contextos arqueológicos relevantes, dever-se-á contactar de imediato a Tutela, para que sejam equacionadas medidas consideradas necessárias.

 

AJUSTE DIRETO SIMPLIFICADO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA

 

 

EXECUÇÃO DOS TRABALHOS

 

A fiscalização da obra será assegurada pela Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais, com a assistência técnica da Divisão de Museologia e Gabinete de Arqueologia.

 

Coimbra, outubro de 2024

Login

Erro

O seu browser não está atualizado!

Atualize o seu browser de modo a ver corretamente este website. Atualizar o meu browser

×