1. IDENTIFICAÇÃO
Centro Escolar de Eiras – Ampliação e Requalificação
2. LOCALIZAÇÃO
Rua da Oureça, União das freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades.
3. DESCRIÇÃO GERAL ADMINISTRATIVA
O Centro Escolar de Eiras é constituído por o edifício da Escola do Ensino Básico com dois pisos, um amplo recreio exterior e o edifício do Jardim de Infância só com um piso.
4. PROJETO
Projeto de Arquitetura: Divisão de Projetos de Edifícios e Equipamentos Municipais
Projetos de Estabilidade, Abastecimento de águas prediais, drenagem de águas residuais domésticas e drenagem de águas pluviais, Segurança contra incêndio, Comportamento Acústico e Rede de Gás Natural: Divisão de Projetos de Edifícios e Equipamentos Municipais
Projetos de alimentação e distribuição de energia elétrica, instalações telefónicas e de telecomunicações, estudo de comportamento térmico, AVAC – Divisão de Equipamentos e Instalações Técnicas Especiais / Madeira Da Silva Lda.
5. DESCRIÇÃO GERAL DO EDIFÍCIO
6. MEMÓRIA DESCRITIVA
“O Centro Escolar de Eiras é constituído por um Jardim de Infância com 49 crianças e uma Escola do 1º Ciclo com 99.
O edifício da Escola é da tipologia “Plano dos Centenários” com 2 pisos, 4 salas de aula e duas entradas com duas caixas de escada que correspondiam no passado às entradas diferenciadas de Meninos e Meninas.
Na parte posterior dispõe de um telheiro e dois blocos sanitários construídos há cerca de 25 anos. Parte desse telheiro original foi fechado com caixilharia de alumínio para funcionar como Refeitório/ Sala Polivalente. Lateralmente existe, a toda a largura do edifício, um outro espaço de recreio coberto, de construção mais recente em estrutura metálica.
O Jardim de Infância é composto por duas salas de atividades e uma Sala Polivalente onde são desenvolvidas as atividades de animação e apoio á família e o serviço de almoços e lanches. A pequena copa existente situa-se numa divisão afastada da sala polivalente, sendo a louça transportada diariamente em tabuleiros, ou seja, de discutível funcionalidade e rigor sanitário.
A Escola não dispõe de gabinetes de apoio para satisfazer casos específicos de ensino e encontra-se genericamente envelhecida e a necessitar de intervenção.
Os principais objetivos deste projeto são:
1- Eliminar o pré-fabricado onde funciona a Biblioteca e integrá-lo no interior do edifício.
2- Assegurar a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ao recinto escolar e definir um percurso acessível dentro da Escola, para uso do Refeitório, Biblioteca, uma sala de aula e um sanitário.
3- Melhorar a funcionalidade e assegurar o rigor sanitário na relação da Copa com o Refeitório/Sala Polivalente no Jardim de Infância.
4- Melhorar os espaços exteriores tendo em atenção o ambiente e as questões de segurança.” (1)
(1) Retirado da Memória Descritiva e Justificativa do Projeto, da autoria da Arq. Teresa Freitas, da DPEEM.
7. CONCURSO PARA A REALIZAÇÃO DA OBRA
8. EXECUÇÃO DOS TRABALHOS
A Direção de Fiscalização da obra será efetuada pela Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais, sendo a fiscalização dos trabalhos associados às especialidades de Instalações Elétricas, ITED, SADI, SDI, Mecânicas de AVAC, Produção AQS e Gestão Técnica Centralizada, efetuada pela DEITE.
A coordenação da segurança em obra será da responsabilidade da Divisão de Infraestruturas e Espaço Público.
Os trabalhos de arqueologia serão fiscalizados pelo Gabinete de Arqueologia.