IDENTIFICAÇÃO
Empreitada de “Beneficiação/Remodelação Desportiva – LED no Centro Olímpico de Piscinas Municipais e no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia”.
![]() |
![]() |
LOCALIZAÇÃO
Praça Heróis do Ultramar, na Freguesia de Santo António dos Olivais.
DESCRIÇÃO GERAL
Os sistemas de iluminação atualmente presentes na instalação e utilizados em equipamentos desportivos, são baseados em equipamentos de iluminação de lâmpadas de Iodetos Metálicos (IM).
Face ao desenvolvimento tecnológico e as vantagens associadas aos sistemas de iluminação de tecnologia LED, estes sistemas de iluminação encontram-se em “phase out” de produção, e, por conseguinte, estes sistemas de iluminação mais antigos correm o Risco de Obsoletismo.
Esta situação coloca em causa a funcionalidade plena desta instalação, nomeadamente em Competições Nacionais e Internacionais de modalidades “in door”.
Neste contexto, este investimento dotará a instalação com os mais modernos sistemas de iluminação, dotados com tecnologia LED, em linha com as melhores práticas de eficiência energética nesta matéria, bem como no que concerne na aplicação de normas, requisitos técnicos e legislação atualmente vigentes, permitindo a prática de provas nacionais e internacionais com a melhor qualidade de iluminação e garantido elevados padrões de qualidade nas transmissões televisivas destes eventos.
PROJECTO
Projeto Elétrico/Luminotécnico: CeliumProj – Consultadoria e Projetos, Lda.
DESCRIÇÃO DO EDIFÍCIO
Centro Olímpico de Piscinas Municipais (COPM):
Complexo de piscinas preparado para natação de formação e competição (incluindo provas internacionais de alta competição em piscina de 50m), bancadas para 670 espectadores e 505 nadadores, zona de convívio e bar.
Piscina olímpica com 50x25m, com profundidade de que converge de 2,00m para 2,25m, 10 pistas, janelas subaquáticas, balneários diversos, salas de imprensa, sala de arbitragem e secretariado. Piscina com 25×12,5m, com profundidade que varia de 1,20 a 1,80m, 6 pistas, balneários diversos, rampa de acesso para utentes de mobilidade reduzida, sala de preparação física, sala de massagens, 2 salas afetas a eventos, sala de controlo antidoping e sala de primeiros-socorros.
Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia (PMMMM):
Pavilhão com uma arena de 50x30m, equipada com um piso de madeira flutuante destinado à prática em treino, competição e lazer de diversas modalidades indoor, andebol, basquetebol, voleibol, futsal, patinagem, desportos gímnicos e de combate, entre outros, cumprindo com as mais exigentes normas e regulamentos nacionais e internacionais, estando assim apetrechado com o mais moderno equipamento desportivo. Dispõe ainda de Sala de Musculação e Cardiofitness.
Possui bancadas para 2239 espectadores (1348 em bancada fixa, 891 em bancada amovível), lugares para deficientes e para imprensa.
Das instalações físicas constam 3 ginásios (1 como Sala de Musculação e Cardiofitness, 1 equipado para Desportos de Combate, 1 para Aulas de Grupo/Reuniões/Palestras), 10 balneários (8 para atletas, 2 para atletas com deficiências motoras), posto médico, gabinete de controlo antidoping, garagem, arrecadação, 2 bares e uma área administrativa constituída por 2 salas (1 para a Direção Técnica e 1 para Sala de Imprensa/Reuniões/Palestras/Formações) e galeria técnica.
MEMÓRIA DESCRITIVA
O aparecimento dos LEDS e sua constante evolução tem acelerado a migração para esta tecnologia, de muitas instalações desportivas em todo o mundo.
A migração é inevitável face às enormes mais valias que a tecnologia LED oferece para o desporto, para o espetáculo, para o conforto dos jogadores, qualidade de transmissões televisivas, para a redução de custos operacionais.
Não há dúvida que o desporto de hoje evoluiu na qualidade dos seus intervenientes, rapidez de execução, novas metodologias de treino, no grau de exigência quanto à restituição de cores, níveis de iluminância, controlo de encandeamento, no aumento exponencial de adeptos e praticantes, as transmissões televisivas com recurso a camaras TV de alta-definição, e tudo isso acompanhado pela necessidade de reduzir os impactos ambientais quando se recorre à iluminação artificial.
As grandes vantagens nesta requalificação são genericamente os seguintes:
• Continuação da utilização do espaço para a prática desportiva para o qual foi previsto;
• Qualidade da Luz e Precisão Fotométrica que permitirá captar provas desportivas de nível internacional;
• Durabilidade, com a redução de necessidade de manutenção/substituição de componentes (lâmpada e ignitores), com redução de custos operacionais e de manutenção;
• Eficiência Energética (redução dos consumos de energia elétrica na iluminação superior a 70%, estimando-se uma poupança anual superior a 340 000kWh/ano, o que representa mais de 70 000,00€/ano – acresce 15 000,00€/ano de poupança com a manutenção);
• Controlabilidade do sistema de iluminação;
Neste sentido, o aparecimento da tecnologia LED veio dar resposta a estes desafios e, por essa razão se tem assistido nos últimos anos a um crescente movimento no sentido de mudar as obsoletas lâmpadas de iodetos metálicos (HM) para a fonte luz no estado sólido, o LED.
Este projeto de intervenção nas áreas desportivas observará obrigatoriamente as normas EN 12193 e demais normas/legislação vigentes e aplicáveis.
Paralelamente está também prevista a substituição e respetiva migração de todos os outros equipamentos de iluminação das restantes áreas (corredores, gabinetes, balneários, etc..) para a tecnologia LED, dotando o espaço de qualidade da luz face ao existente. Nesta parte, o projeto luminotécnico observará a EN 12464-1.
CONCURSO PÚBLICO PARA A REALIZAÇÃO DE EMPREITADA
EXECUÇÃO DOS TRABALHOS
O acompanhamento dos trabalhos relativos ao desenvolvimento da empreitada será efetuado pela Divisão de Equipamentos e Instalações Técnicas Especiais em colaboração com a Divisão de Edifícios e Equipamentos Municipais e Divisão de Gestão da Contratação Pública.